Mucuri leva atenção odontológica às gestantes dos povoados de Nova Brasília e Cruzelândia

Mucuri leva atenção odontológica às gestantes dos povoados de Nova Brasília e Cruzelândia
Mucuri leva atenção odontológica às gestantes do povoado de Nova Brasília e Cruzelândia. Foto: Ascom

A Prefeitura de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dentro da programação do ”Agosto Dourado”, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, levou as unidades básicas de ESF – Estratégia Saúde da Família, dos povoados de Nova Brasília e Cruzelândia, atendimentos às gestantes e saúde bucal da mãe e do bebe e, além do atendimento odontológico, foi feito orientações às gestantes sobre saúde bucal da mãe e da criança.

Conforme a cirurgiã dentista Elizabeth Emília dos Santos, coordenadora odontológica da Secretaria Municipal de Saúde de Mucuri, nos atendimentos, verificou-se a realização e acompanhamento do pré-natal odontológico pelos cirurgiões dentistas com a finalidade de conhecer o tipo de informações transmitidas às gestantes sobre a importância do pré-natal odontológico no período gestacional, além de orientações em programas de atendimento coletivo. Preconizando ainda o atendimento coletivo com base nos programas que preveem organização de grupo de pacientes recebendo informações orientações através de palestras e outras atividades semelhantes.

Segundo a dentista Elizabeth Emília, a falta de mastigação adequada, um curto período de amamentação natural, o aparecimento de alergias respiratórias e a introdução e manutenção de hábitos deletérios como chupeta e mamadeira contribuem com o desenvolvimento das oclusopatias que poderiam ser evitadas ou ao menos minimizadas, por isso, a importância desse programa de orientação e educação das gestantes nas ESFs. As alterações de forma e de função do sistema mastigatório causadas pela respiração bucal, pela cárie precoce, por hábitos indesejáveis de sucção ou por uma mudança de hábitos na alimentação.

O exemplo, é a mastigação unilateral, que pode ser prevenida e controlada, se detectada precocemente. A correta interpretação destes conceitos possibilitará fazer um diagnóstico preciso da situação apresentada e das causas que provocaram o aparecimento das alterações, a partir destes atendimentos nas unidades das ESF. A partir deste diagnóstico funcional, o tratamento será iniciado ainda na dentição decídua, corrigindo as alterações presentes e prevenindo o aparecimento de problemas maiores e mais graves na dentição permanente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui