Com o objetivo de atender as aspirações da comunidade da zona leste do distrito de Itabatã, atualmente a Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está construindo a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Caribe. No mesmo bairro, a Prefeitura Municipal de Mucuri e a EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento inauguraram recentemente as obras de extensão da rede distribuidora de água, onde foram implantados 7,5 mil metros de tubulações para atender, inicialmente, 100 famílias com novas ligações de água potável e de qualidade.
Agora o município está construindo a primeira unidade médica ESF – Estratégia Saúde da Família, do bairro Caribe, com um investimento na ordem de R$ 1.012.369,09 com recursos oriundos do convênio firmado com o Governo da Bahia.
O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), informou que a construção da unidade de saúde pública, que chega para ampliar a assistência à população dos bairros Caribe I e II, contará com recepção, consultórios médicos, sala para curativo, sala de procedimentos, consultório ginecológico, sala de imunização, depósito de material de limpeza, sala de esterilização, farmácia, sala de odontologia, cozinha, almoxarifado, sala para educação em saúde, consultório de fisioterapia, sala para nebulização, sala de vacina, banheiros com acessibilidade e espaços específicos para cada tipo de serviço, além da área externa com jardim e estacionamento. E um poço artesiano está sendo implementado para atender exclusivamente a unidade.
O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, lembra que o objetivo com a nova unidade é desafogar os hospitais, proporcionando um atendimento de qualidade próximo à residência dos munícipes. “Essa nova unidade da Saúde da Família do bairro Caribe vai beneficiar milhares de pessoas. Esse é o resultado de muito trabalho e de responsabilidade com o dinheiro público. Gostaria de agradecer ao prefeito Robertinho que tem sido incansável quando o assunto é saúde”.
E acrescentou: “O objetivo do governo municipal é garantir que a população tenha acesso à saúde o mais próximo possível da sua residência. A Atenção Básica precisa funcionar muito bem engrenada para desafogar os hospitais. Na verdade, é na unidade de ESF que se inicia tudo. E em uma região como essa do bairro Caribe, em que nós não tínhamos a assistência que a população merece, isso é uma vitória para todos. É um trabalho longo, mas não temos a menor dúvida de que não podemos, em momento nenhum, negligenciar a Atenção Básica e, no mínimo, o que nós precisamos ter são unidades como essa em construção”, disse o secretário Fernando Jardim.
Além da unidade de saúde em construção no bairro Caribe em Itabatã, a Prefeitura Municipal de Mucuri também avança com as obras de construção da unidade do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, que ficará estabelecida ao lado da ESF e do CRAS na Rua Principal de acesso ao bairro Jardim Califórnia, na zona oeste da cidade de Mucuri. Também em Mucuri, está em andamento as obras de conclusão do prédio da UPA, construção do seu paisagismo, elétrica, aparelhamento e gestão com 100% de recursos próprios do município, tanto que passa a ser uma Unidade Municipal de Pronto Atendimento 24 Horas.