Mucuri inova fortalecimento da instituição familiar com o 1º fórum de adoção

Evento baseou-se no tema “Adoção legal, um ato de amor!. Fotos Ascom

Como parte da campanha “Adote – Encontro de Corações”, desenvolvida pela  Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI) do Tribunal de Justiça da Bahia, Vara da Infância e Juventude e Prefeitura, Mucuri realizou na tarde desta segunda-feira (20) o seu 1º Fórum Municipal de Adoção – 2019.

No espaço da Câmara, a programação iniciou com uma mostra cultural e apresentação dos membros que compuseram a Mesa. Logo em seguida, o Corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Emílio Salomão Resedá, palestrou sobre o tema. A ação também contou com o depoimento de dona Etani Souza, que compartilhou sua experiência de 47 adoções.

Dentro do tema central “Adoção legal, um ato de amor”, foram abordados as diversas etapas da adoção, desde o acolhimento até o estabelecimento definitivo dos vínculos familiares, além de proporcionar momentos de reflexão e sensibilizar a população para abrir caminhos de convivência familiar para crianças e adolescentes.

O prefeito José Carlos Simões destacou a importância do Fórum para a cidade e a atual situação das crianças pretendentes a adoção no município.

Compuseram a mesa coordenadora dos trabalhos: o desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá; o assessor do desembargador, Marcel Macedo; o juiz assessor especial da Corregedoria das Comarcas do Interior, Arnaldo José Lemos de Souza; Ana Lúcia Castro Coelho, que representou a Juíza Tarcísia de Oliveira Fonseca Elias; a promotora de Justiça Michele Aguiar Resgala; o prefeito Carlos Simões; e o vereador Saulo Souza Santos, representando o presidente da Câmara,  Alexandre Deolinda Seixas.

Participaram ainda do evento a secretária municipal de Assistência Social, Cleudi Marques de Souza Simões; e Selmária Oliveira, coordenadora municipal da Proteção Social Especial.

Ao final do evento, foi entregue o selo “Amigo Solidário do Abrigo” às pessoas que auxiliam no processo de convivência comunitária no Município de Mucuri.

OBJETIVOS

O 1º Fórum Municipal de Adoção focou em dois principais objetivos: refletir sobre as práticas adotadas e seus resultados no processo de adoção; e propagar o conhecimento acerca da Adoção, no qual se espera alcançar a sensibilização e motivação das famílias mucurienses para apoiar a adoção.

ADOÇÃO LEGAL, UM ATO DE AMOR

O tema Adoção no Brasil é um desafio com enormes dimensões. Sabemos que o número de crianças e adolescentes em situação de acolhimento vem crescendo ao longo dos anos. Na avaliação do Conselho Nacional de Justiça a resposta está na discrepância que existe entre o perfil da maioria das crianças incluídas no Cadastro Nacional de Adoção e o perfil de filho ou filha imaginado pelos que aguardam na fila de adoção.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui