Mucuri conquista cinco concentradores de oxigênio portátil para atendimentos domiciliares

Mucuri conquista cinco concentradores de oxigênio portátil para atendimentos domiciliares
Mucuri conquista cinco concentradores de oxigênio portátil para atendimentos domiciliares. Foto: Ascom

A Prefeitura de Mucuri através da Secretaria Municipal de Saúde conquistou por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, cinco concentradores de oxigênio portátil para garantir uma maior presteza nos atendimentos domiciliares e harmonizar uma boa recuperação e conforto aos pacientes do município de Mucuri que são atendidos pelo programa “Melhor em Casa”.

O secretário Municipal de Saúde de Mucuri, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, disse que a chegada dos equipamentos, conquistados, graças ao prestigio e o acesso do prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM), tem como objetivo a reorganização do processo de trabalho das equipes que prestam cuidado domiciliar na atenção básica, ambulatorial, nos serviços de urgência e emergência e hospitalar, com vistas à redução da demanda por atendimento hospitalar e/ou redução do período de permanência de usuários nas unidades hospitalares.

Mucuri conquista cinco concentradores de oxigênio portátil para atendimentos domiciliares
Foto: Ascom

Fernando Jardim esclarece que a Atenção Domiciliar (AD) é definida como uma modalidade de atenção à saúde complementar e substitutiva a internação hospitalar, que em Mucuri é definido pelo programa “Melhor em Casa”, que no governo Robertinho foi ampliado e as equipes ganharam melhores condições de trabalho. O “Melhor em Casa” de Mucuri envolve ações de prevenção, promoção, reabilitação, tratamento e paliação em domicílio, que trata-se de um Serviço de atendimento domiciliar, composta por um médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta que realizam atendimento no domicílio dos pacientes que necessitam de cuidados de saúde mais intensivos.

A equipe leva o atendimento até a família e sob o conforto do lar do paciente, tendo em vista, que o programa “Melhor em Casa” possibilita que o paciente fique o menor tempo hospitalizado e dê continuidade no tratamento em seu domicílio. A equipe do programa “Melhor em Casa” trabalhava com cilindros em gás comprimido onde os cilindros de oxigênio que fornecem oxigênio puro para os pacientes e precisavam ser recarregados.

Mucuri conquista cinco concentradores de oxigênio portátil para atendimentos domiciliares
Foto: Ascom

Com as aquisições da Prefeitura de Mucuri, os concentradores de oxigênio atuam fornecendo a substância pelo ar do ambiente. Segundo o secretário Fernando Jardim, os 5 concentradores de oxigênio portátil vão proporcionar qualidade de vida aos pacientes que fazem oxigenoterapia domiciliar acompanhado pela equipe multidisciplinar, pois facilita a respiração do paciente, aliviando os sintomas da obstrução pulmonar. Fernando Jardim explica que a oxigenoterapia auxilia no tratamento das DPOC – Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas, como: Bronquite Crônica; Enfisema Pulmonar; Fibrose Pulmonar; Edema Pulmonar; dentre outras.

“Os concentradores de oxigênio portátil são excelentes alternativas para o tão usual cilindro de oxigênio. Geralmente são mais caros, mas a médio e longo prazo se tornam mais econômicos, pois, não precisam de recarga constante, o que facilita o processo de uso e manutenção. Eles são equipamentos que separam, armazenam e filtram as moléculas de oxigênio do ar ambiente e os concentram em ar comprimido. Depois, enviam esse ar para o paciente, de acordo com a indicação médica. Todo processo de retirada do ar ambiente, purificação, concentração e envio do ar é realizado no interior do equipamento”, explicou o secretário de Saúde de Mucuri, Fernando Jardim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui