As escolas estão sendo construídas nos assentamentos Zumbi dos Palmares e Lagoa Bonita
Desde que algumas terras foram assentadas em Mucuri, crianças e adolescentes tem dividido um espaço nada apropriado para atividades escolares. Nos assentamentos Zumbi dos Palmares e Lagoa Bonita, uma fábrica de farinha abandonado se transformou em escola.
Diante dessa realidade, a Prefeitura de Mucuri resolveu agir. Há cerca de noventa dias, Duas escolas estão sendo construídas nestes assentamentos, e já estão em fase final. Ambas possuirão duas salas, uma cozinha, um refeitório e dois banheiros.
“Os moradores de assentamentos sempre foram esquecidos pelo poder público. Nossa administração preza por todos que moram nas regiões menos privilegiadas”, relata o prefeito de Mucuri, Paulinho de Tixa.
É o que pensa também a professora da escola de Zumbi dos Palmares, Maria Aparecida da Silva de Oliveira. “Antes, a escola mais pobre do município era aqui. É a primeira vez que a Prefeitura constrói uma escola nesse assentamento”, contou. Na verdade, são as primeiras escolas construídas pelo poder público em assentamentos do município. “Um fato histórico para nossa cidade e para nossa região”, lembra Paulinho.
As novas escolas devem finalmente acabar com alguns problemas pelos quais os estudantes dessas regiões enfrentam diariamente. Em Lagoa Bonita, falta energia. Em Zumbi dos Palmares, não há água encanada. “Agora, até filme poderemos passar para os alunos”, comemora a professora da escola de Lagoa Bonita, Leila Costa.
Segundo a Secretaria de Educação do município, cerca de noventa estudantes que moram em assentamentos serão beneficiados com as construções.
Fonte: Ascom da Prefeitura de Mucuri