Mosaico do Extremo Sul da Bahia Promove seminário

Mosaico do Extremo Sul da Bahia Promove seminário
Foto ilustrativa
Com o objetivo de promover um intercâmbio de informações acerca dos projetos desenvolvidos e estabelecer uma agenda conjunta entre as diversas instituições que participam do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia – MAPES, o Conselho Gestor do MAPES promove no próximo dia 26 de outubro, terça-feira, das 9h às 18h, o Seminário Mosaico de Experiências: um espaço de trocas e parcerias. O evento será realizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, em Porto Seguro, Bahia e não é aberto ao público externo.

Participam do encontro, os representantes das organizações não governamentais, comunidades tradicionais, empresas e órgãos públicos que integram o Conselho Gestor do Mosaico. A proposta é que os participantes exponham os projetos que irão desenvolver nos próximos meses nas áreas de restauração e conservação; formação, pesquisa e mobilização e negócios comunitários, para que sejam traçadas formas conjuntas de atuação.

Sobre o MAPES – O Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia começou a ser construído em 2004. Foram realizadas oficinas para iniciar o processo de criação do Mosaico, definir seus atores, objetivos e abrangência. Em seguida, os atores envolvidos apresentaram um projeto coletivo ao Fundo Nacional do Meio Ambiente. Com a aprovação do Projeto, foi possível realizar diversas ações, entre elas a formação do Conselho Gestor do Mosaico, que reúne representantes da sociedade civil organizada, comunidades tradicionais, órgãos do poder público e entidades privadas.

O Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia abrange uma área total de 638.650 hectares: são três municípios e 22 áreas protegidas e suas zonas de amortecimento, sendo 7 federais, 2 estaduais, 2 municipais, 7 indígenas e 4 particulares. O Extremo Sul da Bahia situa-se no domínio do ameaçado Bioma Mata Atlântica, que abriga o maior conjunto de remanescentes do nordeste brasileiro, bem como as mais ricas formações coralíneas do Atlântico Sul. Os PARNA´s Federais que compõem o MAPES foram tombados em 2000, pela UNESCO, como Patrimônio Natural Mundial.

Fonte: Ascom do Flora Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui