Casal chega a oferecer 75 kg de ração em ‘comedouro’ na frente de loja
Moradores de Teixeira de Freitas se uniram e montaram “comedouros” para alimentar cães de rua. Um casal de comerciantes chega a comprar 75 kg de ração por mês e deixa na frente do estabelecimento.
A comerciante Jussara Miyakwa, dona de uma loja de materiais agrícolas, começou a alimentar os animais há seis anos.
“Nós vimos que tinha muito cachorro abandonado, muitos cachorros com sede e com fome. Começamos a colocar comida em parceria com a ONG Nossa Arca, conseguimos um comedouro e começamos a colocar comida e água para eles“, disse a comerciante.
Segundo ela, os cachorros ganharam apelidos dos funcionários que trabalham no local. “Até nome nos cachorros os meninos que trabalham aqui colocaram. Conhecemos os cachorros que vêm e os que somem a gente sabe que infelizmente morreram ou algo aconteceu“.
Cuidando de cachorros há 11 anos, o pintor de automóveis Roberto Gomes passou a colocar ração e água e fazer parcerias com veterinários.
“É muito sofrido. O calor aqui [Teixeira de Freitas] é intenso, aí você imagina que eles [cachorros] ficam dois, três dias sem encontrar uma poça de água. A gente tem parceria com veterinários, mas não tem onde colocar para serem medicados“, disse Roberto Gomes.
O pintor de automóveis acredita que outras pessoas podem passar a ajudar os cães com água e ração.
“Se pelo menos um terço da população pensasse assim né, colocar uma bacia com água já seria de grande ajuda“.
Uma loja de ração também oferece uma estrutura parecida. A ideia é alimentar os animais que passam pelo local durante o dia.