A Rede Sollo ABM de Comunicação foi procurada por moradores dos bairros Cidade de Deus, Colina Verde e Nova Teixeira, em Teixeira de Freitas, que relataram dificuldades no abastecimento de água fornecida pela Embasa. Segundo os relatos, a água está chegando barrenta em algumas localidades e com pressão muito fraca em outras, sendo insuficiente até para encher caixas d’água térreas. Há casos de moradores que estão sem água desde terça-feira, antes do feriado da Consciência Negra, que foi ontem(20).
Além disso, a situação já foi observada anteriormente, sendo um problema que persiste em feriados e períodos de alta demanda. Durante o feriado de 15 de novembro, por exemplo, o jornal recebeu relatos semelhantes, com moradores enfrentando dias sem água, que só voltou a normalizar no domingo, 17.
Diante das reclamações, a Rede Sollo ABM de Comunicação entrou em contato com a Embasa, que emitiu a seguinte nota:
“A Embasa informa que as pressões no abastecimento de água em toda sede de Teixeira de Freitas na manhã desta quinta-feira (21) encontram-se regulares.
No dia de ontem (20), as pressões na rede distribuidora ficaram oscilantes devido ao alto consumo provocado pelo feriado e temperatura elevada, o que acaba gerando uma variação de pressão para localidades mais altas ou distantes do ponto de distribuição da Estação de Tratamento de Água. A situação nesta quinta-feira (21) já encontra-se normalizada.”
Apesar da explicação da empresa, os moradores reclamam que a situação continua prejudicando a rotina, principalmente em períodos de alta demanda.
Em caso de falta d’água, a Embasa orienta:
“É necessário que os clientes relatem o problema aos canais oficiais da empresa, dessa forma conseguimos checar localmente o problema.”