Moradores de Rancho Alegre revivem a tradição na Puxada do Mastro de São Sebastião

Moradores de Rancho Alegre revivem a tradição na Puxada do Mastro de São Sebastião
A Tradição da puxada do Mastro. Fotos: Ascom

O povo na rua para assistir a uma das mais antigas tradições dos moradores de Rancho Alegre, distrito do município de Caravelas.

Neste domingo, dia 13, da porta de casa, nas ruas e na praça, em todos os lugares, tinha alguém assistindo à puxada do Mastro, numa tradição que transcende entre as gerações, desde a chegada dos portugueses no Brasil.
O reconhecimento desse tipo de manifestação como riqueza histórica e cultural do povo caravelense conta sempre com o apoio e o incentivo da Prefeitura de Caravelas, através das Secretarias de Cultura e Turismo.
Todos os anos, a festa é organizada por uma família festeira. Como em anos anteriores, o prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, marcou presença e até interagiu na encenação no samba de viola. “Para nós, é uma grande satisfação participar e incentivar a manter viva a cultura e a história de nosso povo“, disse.
A HISTÓRIA
A manifestação cultural dos mouros (povos árabes convertidos ao islamismo) e dos cristãos (que pregavam a religião cristã) foi trazida ao Brasil pelos portugueses e há mais de 500 anos ainda resiste em vários pontos do país.
A luta conta a história do conflito religiosos entre os dois povos, numa encenação com participantes vestidos de adornos – os cristãos, com cores azuis, e os mouros, com vermelho. Armados de lanças, espadas de madeira, garruchas ou pistolas, um grupo enfrenta o outro, com embaixadas e desafios verbais, por música e luta de espadas.
Ao final, os mouros são invariavelmente vencidos, acabando por aceitar o batismo e converter-se. Essa tem sido uma tradição passada de pai pra filho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui