Mobilização no Dia Mundial de combate ao Diabetes

Mobilização no Dia Mundial de combate ao Diabetes. Fotos: Ascom

Integrando as estratégias preventivas de saúde, o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, comemorado nesta quinta- feira, 14/11, destacou-se pelas ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde Porto Seguro.

As atividades, inseridas dentro do calendário da 6º  edição do Novembro Azul, em programação articulada na rede da atenção básica, ocorreu na unidade de saúde Arlindo Almeida, com a finalidade de intensificar o alerta a respeito da doença crônica não transmissível que mais tem avançado no mundo.

Mobilização no Dia Mundial de combate ao Diabetes

“Fazemos trabalho de articulação na rede de atenção básica, em todas as unidades de saúde, com a finalidade de consciencializar as pessoas sobre a importância preventiva do diabetes, pois temos o compromisso de orientar a população o quanto é necessário saber os principais fatores de risco e cuidar efetivamente da saúde, ressalta o diretor de doenças crônicas, Márcio Luiz.

Serviços ofertados

O público masculino e feminino que compareceu a unidade foi recepcionado por uma equipe multidisciplinar, contando com acolhimento humanizado.

Os usuários do SUS tiveram acesso  aos atendimentos médicos e de enfermagem, sendo avaliados por especialistas nas áreas de endocrinologia, clínico geral, consulta odontológica, oftalmologia, nutrição, fisioterapia.

Mobilização no Dia Mundial de combate ao Diabetes

Entre os demais serviços disponibilizados, a população pôde realizar testes rápidos, aferição da pressão arterial e glicêmica, atualização do calendário vacinal, análise física dos pés dos pacientes acometidos por diabetes e palestras educativas sobre as implicações do tabagismo. 

Pacientes acompanhados

Atualmente, o município possui  1883 pacientes cadastrados e em acompanhamento para tratamento de diabetes nas unidades básicas de saúde, sendo beneficiados com atenção integral por meio do recebimento de glicosímetro para monitoramento da glicemia capilar, e mensalmente recebem tira teste, lanceta e seringa de 01 ml de acordo com o grau de necessidade, avaliado pelo médico equipe de saúde.

Mobilização no Dia Mundial de combate ao Diabetes

Dados gerais

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 7,7% da população adulta brasileira foi diagnosticada com diabetes em 2018, o que representou aumento de 40% em relação ao ano de 2006, 5,5%.

As mulheres apresentam maior percentual de diagnostico com 8,1%, do que em homens 7,1%, totalizando 9 milhões de brasileiros acometidos com a doença.

Mobilização no Dia Mundial de combate ao Diabetes

Sobre a doença

O diabetes é uma doença silenciosa, crônica e progressiva, que surge pelo aumento de glicose no sangue e pode causar complicações sérias como cegueira, infarto, derrame e até a amputação dos membros, se não for tratada adequadamente.

Por isso, no Dia Mundial de Combate ao Diabetes, comemorado nesta terça-feira (14), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orienta as pessoas sobre como prevenir e controlar a doença.

Sinais e sintomas

Entre os principais sintomas da doença estão sede em excesso, aumento da urina, alteração na visão, dificuldade na cicatrização de feridas, infecções de repetição, entre outros.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui