“Finalmente vamos iniciar caminhada para estruturar o sistema público de transporte de massa para Região Metropolitana de Salvador”. Esse foi o desabafo do senador Walter Pinheiro (PT-BA), postado no twitter, após a assinatura de convênio de mobilidade urbana entre governo do Estado e Prefeitura de Salvador.
O termo de anuência assinado nesta sexta-feira (20) pelo governador Jaques Wagner e o prefeito em exercício, Edvaldo Brito viabilizará a linha 2 do metrô na Avenida Paralela, ligando o Acesso Norte, em Salvador, ao município de Lauro de Freitas, além da implantação das vias alimentadoras.
Pinheiro sempre defendeu uma opção por trilhos como solução definitiva para integrar a RMS e dar sentido ao metrô de 6 km ainda inconcluso. Ele lembra que a proposta, consagrada com a assinatura de hoje, foi um dos principais compromissos de campanha à Prefeitura de Salvador em 2008, além de pautar sua passagem na Secretaria estadual de Planejamento em 2009 e ser objeto de diversos pronunciamentos no Senado.