“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” (Salmos 43.5)
Não há dúvida de que “felicidade” e “tristeza” sejam substantivos que se opõem. Na gramática pode ser assim. Na vida, felicidade e tristeza não precisam ser mutuamente excludentes. E talvez possamos até considerar que, se queremos ser felizes, precisamos aprender a lidar com nossas tristezas em lugar de fugir delas. Pois assim como após a tempestade o céu fica mais bonito, as lágrimas de nossas tristezas podem limpar nossos olhos para enxergaremos melhor a felicidade. Mas apenas se formos sábios. E a sabedoria, como já sabemos, tem o seu princípio no temor ao Senhor (Pv 1.7).
Nenhuma pessoa vive num paraíso. Entre pecadores sempre haverá dores; e de todos os tipos, vindas de todas as direções, sem prévio aviso. Isto é parte da condição existencial humana. E o pior é que as dores não se distribuem igualitariamente ou seguindo qualquer padrão de justiça. Essa aparente ou real aleatoriedade nos deixa frustrados com Deus e com a própria vida. Mas sempre podemos escolher o melhor caminho, ainda que diante da pior situação. E fazemos isso quando assumimos a responsabilidade sobre nossa própria vida e aprendemos a confiar em Deus, de quem podemos ter direção e força para viver. Assim, mesmo com tristezas na vida, podemos encontrar felicidade.
Veja o exemplo do salmista: ele escolhe lutar contra o abatimento. Ele não veste a camisa da auto piedade ou da auto comiseração. Ele olha para Deus e dá ordens a si mesmo. Muitos naufragam porque olham para si e dão ordens a Deus. Apesar do presente, ele olha com esperança para o futuro, como se dissesse: “Hoje está difícil e o lamento é minha pauta do dia. Mas esperarei em Deus. Confiarei nele. Ele é o meu Deus, o Deus que me salva! Amanhã haverá louvor!”. O segredo da felicidade não está na ausência da dor, mas na presença de Deus! “Quando é preciso suportar a dor, um pouco de coragem ajuda mais do que muito conhecimento, um pouco de simpatia humana tem mais valor do que muita coragem, e a menor expressão do amor de Deus supera tudo.” (C.S.Lewis)