“Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.” (Atos 20.24)
Qual a missão central de sua vida? O que você está construindo e espera completar, para então descansar? Qual o sentido, o objetivo, do que você faz? O que espera ver completado ao final de sua vida? O que orienta suas decisões e escolhas? Que motivos você tem para fazer certas coisas e não fazer outras? O que espera conquistar, proteger, garantindo que ao final terá sido preservado? Pelo que está disposto a se esforçar e até mesmo se sacrificar para realizar? Qual o seu mais importante compromisso na vida? O que orienta seus “sins” e “nãos” diários? Paulo tinha resposta para todas essas perguntas. Ele sabia o que era mais importante e vivia diariamente o compromisso com sua missão.
Paulo recebeu um chamado apostólico e viveu para realiza-lo. Sua vida não foi fácil, mas ele viveu e atravessou tudo com um alvo em mente. Chegou um momento em que declarou: “combati o bom combate, terminei a corrida e guardei a fé” (2 Tm 4.7) É um grande desafio saber pelo que viver. A maioria de nós não sabe realmente. Por isso fazemos coisas que não precisaríamos fazer. Vivemos vidas desequilibradas. Isso afeta nossa agenda, nossa dieta e nosso orçamento. Isso compromete nosso bem estar emocional e prejudica as pessoas que amamos. Ter clareza sobre o que esperamos da vida, ter clareza sobre o que mais importa, são aspectos fundamentais para uma vida saudável.
Há pessoas vivendo por muitas razões. Mas muitas chegam ao final da vida e dariam tudo que conquistaram pela chance de viver por uma outra razão. Dedicaram-se a algo, mas então dariam tudo pela chance de dedicarem-se a outra coisa, pois percebem que estavam enganadas. Mas o problema é que a vida não dá marcha ré! Deus nos ama e quer nos ajudar a viver de forma saudável. Precisamos saber pelo que viver. A vida é valiosa demais para não nos inquietarmos sobre a missão que devemos cumprir. É incômodo pensar nessas coisas, mas significa que valorizamos nossa vida. É difícil manter o rumo certo, mas com Deus é completamente possível. Invista hoje nisso!