A atração das empresas alemãs do setor de energia solar Kriner, Kako e Siemens para a Bahia foi articulada, nesta quarta-feira (15), por uma missão do Governo do Estado liderada pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, durante a Intersolar Europa, a maior exposição mundial do setor, realizada em Munique (Alemanha). O superintendente de Atração e Desenvolvimento de Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, também participa da missão.
Nas reuniões, avançaram as tratativas para a vinda dessas três empresas para o estado, visando desenvolver ainda mais o setor, em especial, a geração de energia distribuída. “As reuniões geraram muito interesse das empresas, das quais a Kriner produz estruturas metálicas para equipamentos solares e tem parceria com fabricantes de painéis solares. A Kaco produz inversores e a Siemens atua como produtora de equipamentos elétricos e integradora de sistemas, sendo umas das maiores empresas do mundo no setor elétrico, tendo recentemente adquirido a Gamesa Solar e a Kaco, e está muito interessada na geração e venda de energia elétrica de fonte solar nos mercados livre e distribuído”, destacou Pinheiro.
Ainda de acordo com o secretário, ficou acertada uma agenda com a Siemens Energias Distribuídas no Brasil, no início de junho. Com Kaco, as conversas avançaram na direção de trabalhar com o plano e política para o setor de produção, buscando imediata ação com o Polo Industrial de Ilhéus. “Neste sentido, a aquisição da Kaco pela Siemens ajuda nesse processo, tendo em vista a experiência desta em já utilizar desses programas em outros produtos nas suas unidades de São Paulo”, completa Pinheiro.
Segundo Paulo Guimarães, nas próximas semanas o Governo da Bahia avançará nas conversas com essas empresas, “buscando definir modelos que possam atrair os setores público e privado a adquirir este tipo de energia na forma de serviço prestado por empresas privadas”.
A Intersolar Europe é a principal exposição do mundo para a indústria solar e seus parceiros e acontece anualmente no centro de exposições Messe München em Munique. A exposição e a conferência do evento concentram-se nas áreas de energia fotovoltaica, tecnologias solares térmicas, usinas solares, bem como infraestrutura de rede e soluções para a integração de energia renovável. Desde que foi fundada, há 27 anos, a Intersolar se tornou a mais importante plataforma industrial para fabricantes, fornecedores, distribuidores, provedores de serviços e parceiros da indústria solar.
Porto Seguro
Ainda em Munique, na terça-feira (14), o secretário Pinheiro e Paulo Guimarães se reuniram com o CEO da empresa Hirmer, Christian Hirmer, para discutir a implantação de um grande projeto na região de Porto Seguro. O projeto envolverá a implantação do novo aeroporto de Porto Seguro, de um grande projeto hoteleiro, de turismo e serviços na região, envolvendo a comunidade local no fornecimento de produtos.