Na tarde desta quinta-feira (19), o Núcleo Regional da Federação de Empreendedores Adventistas do Brasil, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Teixeira de Freitas, realizou um grande seminário na cidade, com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins.
O evento, intitulado “Diálogos pela Paz e Justiça” teve como participantes autoridades, especialistas e estudantes de cursos de Direito.
O pastor Jucimar Noya, presidente para a Igreja Adventista do Extremo Sul da Bahia, falou sobre a iniciativa do evento. “Proporciona ao cidadão teixeirense a chance de conhecer uma visão sobre paz e justiça. Vivemos tempos difíceis e desafiadores“.
Dr. Humberto Martins, ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), explicou sobre o assunto abordado. “Nós não podemos matar as pessoas em nome do amor. Temos sim que dar as mãos pela igualdade, pela fraternidade, pelo amor, pelo respeito à dignidade da pessoa humana. Por isso, temos que trazer à magistratura, ao Ministério Público, à advocacia, aos estudantes de Direito e à sociedade, que somos contra a guerra, que somos favoráveis à paz. Mas, uma paz onde as pessoas se amem, com igualdade“.
O dr. Daniel Moraes, presidente da OAB-Teixeira, declarou que o seminário tem um simbolismo muito grande. “Justamente, um momento de congregarmos, não somente os atores do mundo jurídico, mas, principalmente, a sociedade aqui presente. Esse é um momento de diálogo, o que efetivamente precisamos ter para construirmos um futuro melhor“.
O dr. Marcelo Belitardo, prefeito de Teixeira de Freitas, prestigiou o evento. “Ele trata de um tema importante e bastante atual. A sociedade veio em massa também. Vamos discutir sobre paz, harmonia e buscar sempre uma sociedade melhor para todos nós“.
Para dr. Rodrigo Quadros, juiz de Direito do Fórum da Comarca de Teixeira de Freitas, foi um momento único. “Eu quero ressaltar que não é um evento propriamente dito do Poder Judiciário, da Justiça Baiana de Teixeira de Freitas. É um evento capitaneado pela Igreja Adventista, mas que tem total e integral apoio do Poder Judiciário Baiano e Poder Judiciário local. No caso, eu falo, por conta de estar na comissão de juiz diretor aqui da comarca de Teixeira de Freitas. Então, eu acho que quem ganha com isso é a comunidade, é a sociedade de Teixeira de Freitas, que se regoziza com um evento de natureza ímpar e com a presença tão marcante de um ministro do STJ”, disse.