Por Bárbara Martau
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu que a sede da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) seja construída em Porto Seguro, e não em Itabuna, como haviam anunciado anteriormente o ex-ministro Fernando Haddad e a presidente Dilma Rousseff. A afirmação do ministro foi feita durante a primeira reunião de trabalho da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, realizada quarta-feira, 14 de março.
Tranquilidade para estudo
Ao responder a uma pergunta da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), que é membro da comissão e defende a permanência da sede da Universidade Federal do Sul da Bahia em Itabuna, o ministro disse que, às vezes, a melhor universidade não está na grande cidade. “Temos que interiorizar o desenvolvimento e levá-lo até onde ainda não tem. Talvez a expansão mais promissora da educação, para onde devemos mandar nossos jovens, seja em lugares ambientalmente agradáveis, com beleza, com natureza, com tranquilidade, fora daquela confusão do trânsito, do caos, da tensão, para que eles se dediquem realmente”, afirmou, citando como exemplo as tradicionais universidades de Cambridge e Oxford, na Inglaterra, e Harvard, nos Estados Unidos, localizadas em cidades menores.
Importância histórica
Mercadante também citou a importância histórica de Porto Seguro, berço do nascimento do Brasil. “Ter uma universidade de ponta no lugar onde o Brasil foi descoberto, ainda com um significado antropológico da comunidade indígena, e em um local de beleza exuberante, fará não só a Bahia ganhar, mas o Brasil e o planeta, porque tenho certeza que os melhores pesquisadores serão facilmente motivados a estarem presentes num centro de excelência comoesse”, observou.
O ministro disse que irá respeitar a vontade da bancada sobre a escolha do local da reitoria, mas destacou que essa é uma discussão que precisa ser aprofundada.
A implantação de uma universidade federal na região é uma reivindicação antiga do então deputado federal Uldurico Pinto, que é favorável à instalação da sede em Porto Seguro.