Ministro da Defesa sobrevoa Arquipélago de Abrolhos neste domingo (3)

A maior biodiversidade marinha da América do Sul. Foto: Reprodução

Durante este domingo, dia 03, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, visita o sul da Bahia e realiza um sobrevoo na região do Arquipélago de Abrolhos.

Leia mais: Vestígios de óleo chegam ao Parque Nacional de Abrolhos

Foto: Agência Brasil

O ministro acompanha as operações na área através de uma aeronave da Marinha do Brasil e concede ainda uma entrevista na Delegacia da Capitania dos Portos, em Porto Seguro.

Em sua agenda ao sul da Bahia, ele se reúne com participantes das ações de monitoramento e limpeza das praias atingidas pelas manchas de óleo.

As manchas de óleo

Em publicação do Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil (MB), Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Ibama, foi informado que pequenos fragmentos de óleo foram detectados e removidos em Caravelas e em Abrolhos.

Óleo em Abrolhos. Foto: Divulgação/Marinha

Os navios da MB permanecem atuando e monitorando a região. Além disso, o GAA solicitou à Petrobras, no dia 31 de outubro, a transferência da área monitorada pelo satélite CosmoSkymed, da Bacia de Campos (RJ) para a região de Abrolhos, com objetivo de incrementar o monitoramento.

Os estados de CE, RN, PB e PE estão com as praias limpas.

Até esse sábado, dia 02, de acordo com o levantamento feito pelo Ibama, foram contabilizadas, aproximadamente, 4.000 toneladas de resíduos de óleo retirados das praias nordestinas. O descarte desse material é feito pelas Secretarias de Meio Ambiente dos Estados.

Até o momento, mais de 3.370 militares da Marinha, 26 navios, sendo 22 da MB e 4 da Petrobras, 14 aeronaves, sendo 3 da MB, 6 da Força Aérea Brasileira (FAB), 3 do Ibama e 2 da Petrobras, além de 5.000 militares e 140 viaturas do Exército Brasileiro (EB), 140 servidores do Ibama, 40 do ICMBio e 440 funcionários da Petrobras atuam nessa grande operação.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui