Ministério e Unesco estreitam parceria para promoção do esporte no Brasil

Ministério e Unesco estreitam parceria para promoção do esporte no Brasil
Ministério e Unesco estreitam parceria para promoção do esporte no Brasil. Foto: Ronaldo Caldas/ MESP

A ministra do Esporte, Ana Moser, se reuniu na quarta-feira, 1º de março, com representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para debater parcerias e novos horizontes ao esporte brasileiro. Participaram da reunião a diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, e o coordenador do setor de Ciências Humanas e Sociais da Organização, Fábio Eon.

“Conheço bastante o trabalho da Unesco de forma regional, que dá um apoio ao esporte brasileiro enquanto nós ainda não temos uma política pública específica para isso”, afirmou a ministra Ana Moser. “Estamos com projetos-piloto e articulações. Vamos analisar os indicadores, chamar o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), tudo para termos um caminho de políticas de base. Estamos aprovando uma política nacional como nunca se teve”, ressaltou.

Estamos com projetos-piloto e articulações. Vamos analisar os indicadores, chamar o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), tudo para termos um caminho de políticas de base. Estamos aprovando uma política nacional como nunca se teve”, Ana Moser, ministra do Esporte.

A ministra destacou o que pretende como meta para o futuro do esporte nacional. “Temos que buscar a conexão com os municípios, que é onde tudo acontece, instituições, projetos, pessoas… Como a gente enxerga as pessoas que estão fazendo esporte, contar com o acompanhamento do SUS”, disse Ana Moser que aponta a necessidade de ir a campo para experimentar as parcerias. “Coordenar e organizar programas em municípios brasileiros com foco em crianças, jovens, adultos e terceira idade”, exemplificou.

Os representantes da Unesco fizeram três convites à ministra do Esporte. O primeiro foi para o Brasil participar da Conferência Internacional de Ministros e Altos Funcionários Responsáveis pela Educação Física e o Esporte (MINEPD), com agenda ainda a ser confirmada.

O segundo convite foi para a ministra integrar o Comitê Intergovernamental de Educação Física e Esporte (CIGEPS), conselho da Unesco composto por 36 países que ajudam a instituição a moldar as diretrizes dos programas das Nações Unidas relacionados ao esporte.

A terceira proposta foi para a participação brasileira em evento do programa Fit for Life, com data provável em agosto de 2023. O programa é o carro-chefe da Unesco para o esporte, projetado para acelerar a recuperação das consequências do Covid-19, apoiar a formulação de políticas inclusivas e integradas e melhorar o bem estar dos jovens em todo o mundo. Ana Moser ajudou na implantação do programa no Brasil.

“Para nós é um momento de muita alegria fazer essa visita ao Ministério do Esporte e poder voltar a sonhar com a cooperação de vocês”, disse Marlova Jovchelovitch. “O Brasil sempre teve um protagonismo nessa área, ocupando o imaginário das pessoas com grandes resultados, como no futebol, no vôlei, no basquete, um país com grandes resultados olímpicos”.

Fonte: Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui