Por Lúcio Andrade/ O Sollo
O escritor e jornalista Athylla Borborema, titular da cadeia nº 02 e vice-presidente da ATL – Academia Teixeirense de Letras, e a advogada e escritora Gisele Ellen de Andrade, titular da cadeira nº 23 da ATL, foram os grandes homenageados na cidade de Itabira, Minas Gerais, com o “Troféu Carlos Drummond de Andrade de Literatura” e o “Troféu Machado de Assis de Literatura”.
A mais tradicional festa de premiação da literatura mineira aconteceu no sábado, dia 22 de outubro, numa solenidade no Salão Nobre do Real Campestre Clube, na cidade de Itabira, na Grande B.H. Escritores, poetas, jornalistas, artistas e cientistas de vários estados brasileiros foram premiados com as estatuetas dos inesquecíveis poetas Carlos Drummond de Andrade e Machado de Assis.
Esta foi a 51ª edição do evento com a chancela do Ministério da Cultura do Brasil, Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e da Vale. Gisele Ellen foi homenageada com a estatueta do inesquecível poeta Carlos Drummond de Andrade pelo conjunto da obra do seu livro “O Mundo de Emy”. Já Athylla Borborema foi homenageado com a estatueta do memorável patrono da literatura Machado de Assis pelo conjunto da obra do seu livro “A menina do Céu Cor-de-Rosa”. Em 2015, Athylla Borborema já havia recebido o “Troféu Carlos Drummond de Andrade” na festa do cinqüentenário do prêmio, pelo conjunto da obra do seu livro “Casamento sem Sexo”.
Os escritores Athylla Borborema e Gisele Ellen que são filhos de Itamaraju, foram prestigiados no evento por um outro itamarajuense ilustre, o sociólogo e antropólogo Dajildo Lopes de Moura, um dos maiores entusiastas da educação através da arte e da literatura, que há 20 anos está radicado em Belo Horizonte.
De acordo com o jornalista Eustáquio Lúcio Félix, um dos organizadores do evento, o Troféu Carlos Drummond de Andrade e o Prêmio Machado de Assis estão inseridos no mais antigo evento do gênero no Brasil, homenageando sempre pessoas que abrem caminhos e escolhem direções no exercício da cidadania plena, à prática de ideais democráticas, à intimidade com a arte, que valoriza a educação, incentiva a cultura e os valores de justiça e dignidade.