Uma análise do Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em maio de 2018, aponta que as micro e pequenas empresa de Teixeira de Freitas, Extremo Sul da Bahia, foram responsáveis pela geração de 3.093 novos postos de trabalho. No mesmo mês, foram criados mais de 20 mil novos postos de trabalho no Brasil. Segundo a pesquisa, o pequeno negócio é apontado como a maior segurança em momentos de crise e é também quem começa a contratar quando a situação financeira demonstra melhorias.
De acordo com o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, esses pequenos negócios são os grandes responsáveis não somente pela abertura de novos postos de emprego na região, mas também pela redução do desemprego em todo o país. “Eles são fundamentais para impulsionar a retomada da economia“, disse.
Ainda segundo Alex, as micro e pequenas empresas representam 98,5/% do total de empreendimentos no Brasil, respondem por 27% do PIB nacional e geram mais da metade dos empregos no país. “Ajudar o empreendedor a se formalizar, inovar, reduzir a burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios e esses resultados demonstram os resultados desse apoio“, destacou.
Redução da inadimplência do MEI
Além da geração de postos de trabalho, uma pesquisa realizada pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae revela que a inadimplência dos microempreendedores individuais teve um recuo de 7,63% entre janeiro a fevereiro deste ano. “Esses dados apontam para o empenho de 1,5 milhão de empreendedores para a sobrevivência do seu negócio“, finalizou Alex.