Inaugurado em 1912, o Mercado Modelo surgiu pela necessidade de um centro de abastecimento na Cidade Baixa de Salvador. Era servido pela rampa que leva o seu nome, antigo porto dos saveiros que atravessavam a Baía de Todos os Santos.
Em 1969, foi vítima do mais violento incêndio de sua história, a tal ponto que se tornou necessária a demolição do antigo imóvel. A partir de 2 de fevereiro de 1971, passou a ocupar o edifício da 3ª Alfândega de Salvador, uma construção de 1861 em estilo neoclássico, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No local onde funcionava o primitivo Mercado, foi erguida uma escultura de Mário Cravo Júnior.
Um novo incêndio que destruiu as instalações levou a uma extensa reforma do edifício em 1984, permitindo a sua reinauguração. Ainda não visitei as cavernas subterrâneas, que passaram por reforma, e que foram construídas em 1861 para servir como alfândega, possuindo túneis cheios de água do mar. Essas cavernas serviram como adega e como base estrutural para a construção do prédio.