Todas as religiões mais destacadas e os códigos de ética mais relevantes incluíram a honestidade como base de seus ensinamentos morais. Vendo o exemplo de meu pai, um ser humano ético, entre estas virtudes da ética tem a honestidade, e foi o cerne de sua vida bem vivida.
A questão é: de que forma contar a verdade melhora a nossa vida? Contar a verdade é doloroso. Desde a mais tenra idade estamos ligados à mentira, e todos nós mentimos, admitamos ou não. As crianças começam mentindo já aos 2 anos. Quanto mais esperta, mais probabilidade ela tem de mentir, e melhor, ela se sai mentindo. A mentira tende a diminuir entre os 3 e os 14 anos, já que tomam consciência que a mentira mágoa as pessoas.
É incrivelmente fácil cair no hábito de mentir. Nós todos nos dedicamos a mentir regularmente, na maioria das vezes sem perceber. Nossas mentiras são tão pequenas e imperceptíveis que nos convencemos de estar contando a verdade, ou de que não tem importância, mesmo sabendo que estamos mentindo. Meus dias escapam de mim a galope, e em cada um deles eu me perco.