Menos pode ser melhor

“Melhor é ter um punhado com tranquilidade do que dois punhados à custa de muito esforço e de correr atrás do vento.” (Eclesiastes 4.6)

Há uma capacidade que devemos lutar e orar para desenvolver nestes dias de tanto consumismo e ofertas; de produtos e campanhas de marketing que pretendem nos fazer sentir incompletos sem as coisas que anunciam. Precisamos ser capazes para possuir de maneira saudável. Não é saudável possuir apenas por possuir, apenas por desejar o mais moderno, para nos igualar a quem já possui, ou por razões dessa categoria. Num mundo especializado em ofertas, promoções, crédito e parcelamentos, corremos riscos.

Não é pecado possuir, mas torna-se um mal em nossa vida (e um pecado) possuir por razões erradas, sem critério, sem controle, de forma insensata. Não honramos a Deus se possuímos às custas de angústias, nossas ou de outros. Se pagamos com um esforço maior que o benefício obtido com a posse. Assim não vale a pena! Se nos custa a impossibilidade de praticar o dízimo, a oferta voluntária, a experiência de ajudar, de participar, deixando de incluir nossa vida patrimonial e financeira nos domínios de nossa fé.

Jesus ensinou que a vida de um homem não consiste na quantidade de coisas que possui (Lc 12.15). E o texto de hoje nos diz que é melhor possuir menos do que possuir mais e com isso perder a tranquilidade. Reveja seus hábitos de consumo. Examine tudo que possui e considere o que isso verdadeiramente representa. Controle seus desejos de posse pois isso honra a Deus. Não se torne uma vítima de seus próprios hábitos de consumo. Ser é melhor que possuir. E ser cristão é seguir a Jesus como Mestre e Senhor, inclusive em matérias de consumo e posse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui