“Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e
todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também
com respeito a Cristo.” (1 Coríntios 12.12)
Em breve teremos batismos em nossa igreja. O batismo é um testemunho de fé em Cristo e uma forma de inclusão de irmãos, como membros que se comprometem com nossa comunidade de fé. Também receberemos pessoas vindas de algumas igrejas e vamos fazer a transferência dos que manifestaram o desejo de unirem-se a outras igrejas. Temos entre nós, participando de nossos encontros, aqueles que não são membros, mas estão conosco assiduamente e cooperam. Temos os membros que sumiram ou aparecem ocasionalmente. É assim em nossa igreja e em muitas outras. Nestes tempos em que a igreja cristã passa por tantas mudanças, em que há grande diversidade de estilos, propostas e mesmo de doutrinas, parece-me importante refletirmos sobre a experiência de ser parte de uma igreja. Este é o assunto dos versos dessa semana.
A fé que nos une a Cristo, sendo Ele o nosso Salvador, nos une também a pessoas, a quem chamamos de irmãos e irmãs. Tornamo-nos parte de um corpo, de uma comunidade. Formamos uma igreja – pessoas unidas pela mesma fé. A igreja não faz sentido sem comunhão, serviço e adoração. Quando alguém é batizado ou o recebemos vindo de outra igreja onde tenha sido batizado, entendemos que podemos contar com essa pessoa. Mesmo podendo contar com pessoas que ainda não se batizaram, batizar-se é declarar: creio como vocês e faço parte dessa comunhão, desse serviço e dessa adoração. Isso fortalece o indivíduo e fortalece a comunidade.
A fé cristã é uma fé pessoal. Cada um de nós a tem e precisa ter. A fé de um pai não torna o filho um cristão. Mas a fé cristã não é uma fé individual, de modo que cada um que a tem está pronto para seguir sozinho. A fé cristã é comunitária. Afinal, unidos a Cristo, somos unidos uns aos outros. Por isso a metáfora de Paulo anuncia a formação de um corpo. É no corpo que cada membro realiza sua função e age na história. Por isso, não subestime o seu lugar no corpo e nem o lugar e a importância do corpo em sua vida! Jamais pense ser dispensável para sua igreja. E não creia que ela é dispensável em sua história. É fato que precisamos aprender mais e melhor a sermos igreja e, na medida em que isso for acontecendo, perceberemos o sentido disso e estaremos plenamente convencidos. Somos parte de algo maior que nós mesmos! E somos importantes nisso!
ucs