Membros de um corpo

“Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” (Romanos 12.4-8)

Se “estamos em Cristo”, então somos parte de algo maior que nós mesmos. Somos parte de um mistério chamado “corpo de Cristo”. Esta expressão tem sua concretização prática na vida comunitária dos que creem e caminham unidos buscando discernir a vontade de Deus e manifestar o Seu Reino. Que procuram compreender a missão de Deus e dela participarem, assumindo-a como missão para si. Este é o espírito de uma igreja. Sua roupagem religiosa e seus contornos institucionais não devem ultrajar seu espírito. E cada cristão, não como uma opção, mas como vocação, precisa estar unido a outros para servir, amadurecer e, tanto pessoalmente como pelo esforço comum, anunciar as grandezas de Deus, que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz (1 Pd 1.9).

Há cristãos que estão mudando suas mentes e afastando-se do convívio da igreja. Seu amadurecimento os tem levado para longe. Descobriram que igreja não é um bom lugar. Cansaram-se! Mas cabe aí uma consideração: o ensino dos apóstolos indica direção contrária, assim como o de Jesus! Foi Jesus quem anunciou o lugar da igreja na história (Mt 16.18-19). Paulo e os demais apóstolos lutaram pelas igrejas e Jesus orou pela igreja na história (Jo 17.20-21). O apocalipse abre com mensagens a igrejas: Jesus questionando, repreendendo e chamando as igrejas para Si (Ap 3). Há uma grande confusão no mercado da fé, mas Jesus contou a parábola do trigo e do joio (Mt 13.24-30)! Creio que ela não estava falando apenas do que acontece dentro de igrejas, mas também o que igrejas representam no Reino de Deus. Há igrejas-trigo e igrejas-joio. Mas não temos como julgar isso. Só o Senhor da igreja  é capaz e o fará como disse na parábola!

A questão que nos atinge é: quem sou eu na igreja? Posso me contentar em ser “espiritualmente” ligado a Igreja de Cristo enquanto mantenho-me afastado da igreja onde estão as pessoas? É esse o significado do chamado cristão? Os que se afastam têm muitas razões para não gostar e não querer ser parte de uma igreja, mas são de fato justificáveis?! Cristo nos chamou para andarmos juntos e não disse que seria fácil! É no desafio de seguirmos unidos que seremos transformados. A Igreja de Cristo está na igreja das pessoas e não fora dela. Compete a cada um de nós avaliar e comprometer-se com uma igreja. Ajudados pelo Espírito de Deus podemos ser bênçãos e podemos ser abençoados. Cada cristão não é um corpo, é membro de um corpo. Precisa de outros membros e é necessário a eles. Qual a sua igreja? Como tem agido a respeito dela?

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui