Meio Ambiente promove campanha de coleta de lixo eletrônico em Mucuri

Meio Ambiente promove campanha de coleta de lixo eletrônico em Mucuri
Meio Ambiente promove campanha de coleta de lixo eletrônico em Mucuri. Foto: Ascom

Você tem algum celular jogado nas gavetas de casa? Um televisor que não usa mais? Provavelmente sim. Agora, imagine que todo o resto do mundo também tem e que, uma hora ou outra, todos serão descartados. Essa quantidade crescente pode trazer consequências para o meio ambiente. Para sua fabricação, são utilizados materiais pesados, que precisam ter um destino correto. Imagine a quantidade de lixo eletrônico que juntamos durante a vida. Também chamado de REEE (Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos), esse tipo de descarte se tornou um grande problema mundial. Em Mucuri, a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente, quer oferecer uma destinação correta para o lixo eletrônico.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente de Mucuri, o jornalista e gestor ambiental Ronildo Brito, a cada dia surgem novos modelos de computadores, smartphones, câmeras digitais e outros diversos produtos eletrônicos. A velocidade dos lançamentos e atualizações fazem com que esses equipamentos se tornem obsoletos rapidamente, e assim cresce a demanda por uma destinação correta para o lixo eletrônico. Para ele, o descarte correto é importante para a preservação do meio ambiente e pode ser combustível para iniciativas inovadoras que beneficiam comunidades inteiras. Onde, após a coleta do lixo eletrônico, uma instituição recolhe equipamentos de informática, pilhas, baterias, celulares, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, televisores e brinquedos eletrônicos, quando os itens passam por armazenamento, triagem, montagem ou desmontagem, reciclagem, reutilização ou prolongamento da vida útil e destinação correta.

Meio Ambiente promove campanha de coleta de lixo eletrônico em Mucuri
Foto: Ascom

Conforme a pedagoga Kátia Aparecida Amaral Rezende Neves, educadora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mucuri (SEMMAM), o trabalho desenvolvido com o Projeto de Reciclagem de Lixo Eletrônico, conta com uma campanha de comunicação institucional e radiofônica, além de um trabalho de marketing visual com frases que serão tema do projeto e fixadas em pontos estratégicos das zonas urbanas e locais públicos do município através de banners impressos, adesivos, faixas ou outdoors. “Devido ao crescente consumo desses materiais na atual sociedade, precisamos reconhecer a reciclagem como uma alternativa importante na administração da produção de lixo, e assumir um compromisso de mudança no comportamento consumista. Ao trabalhar a reciclagem podemos despertar maior interesse da classe estudantil, de suas famílias e demais pessoas envolvidas em dar um destino adequado ao lixo produzido em suas casas, evitando o desperdício e adaptando-se aos novos hábitos de consumir e reutilizar”, enfatizou Kátia Rezende.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mucuri terá inicialmente neste período da campanha, dois pontos de coletas: um na sede da Secretaria de Meio Ambiente na cidade de Mucuri e outro na Subprefeitura do distrito de Itabatã. Segundo Kátia Rezende, a tecnologia mais avançada e os novos padrões de consumo vêm estimulando as pessoas a adquirir novos produtos, o consumismo e a produção de lixo está aumentando e causando graves problemas sociais e ambientais, principalmente o lixo eletrônico, que é composto por materiais considerados tóxicos, com alta capacidade de poluição e contaminação, por isso, a meta é conseguir expandir a ideia. “A gente precisa de conexão com pessoas que gostem de alguma forma do que a gente está fazendo. Estamos também motivando os alunos da rede pública de ensino a participarem do projeto de conscientização da população para que a comunidade entregue o seu lixo eletrônico aos pontos de coletas. Nossa intenção é que a campanha do lixo eletrônico nasça também na sala de aula e mobilize o município de Mucuri”, salientou a pedagoga e educadora ambiental Kátia Rezende.

Ela explica que durante o desenvolvimento dos trabalhos da campanha, não tão somente o cidadão, quanto os alunos terão a possibilidade de ampliar seus conhecimentos, e construir novas reflexões e atitudes mais conscientes em relação às múltiplas formas de vida no planeta, com a esperança e a responsabilidade de construir um mundo melhor para as gerações futuras. “A escola dentro da cultura ambiental e da comunidade em que está inserida pode formar cidadãos mais conscientes e preocupados com a escassez dos recursos naturais no planeta. Para que possam adotar práticas cotidianas que propiciem mais a reciclagem do lixo produz ido, e ainda, adotar hábitos de consumo que evitem o desperdício e o consumo inadequado e exagerado de novas mercadorias. Mucuri vive hoje uma política ambiental diferente e inovadora, graças às novas diretrizes determinadas pelo nosso prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa “Robertinho” (DEM) e orientada pelo nosso secretário de Meio Ambiente José Ronildo de Souza Brito”, ressaltou a educadora ambiental Kátia Rezende.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui