Medo

Isto é o que sentimos ao sair de casa. Insegurança e revolta: sentimentos que brotam ao lermos as notícias recentes. Certeza da impunidade: uma das grandes motivações para tantos crimes que destroem famílias e patrimônios.

Nossa região é conhecida mundialmente não só pelo fato de ser o berço do Brasil, mas também por suas belezas naturais e povo hospitaleiro. A imagem passada sempre foi de tranquilidade, lugares onde as pessoas estariam livres de preocupações comuns das grandes cidades. Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso por exemplo, eram o retrato perfeito da calmaria.

Não é essa paz que temos vivido no dia a dia. E inevitavelmente, o turismo que é a principal fonte de renda da região, está sendo afetado. Cabe a nós jovens, a tarefa de ajudar as autoridades no que for possível e principalmente, fazer a diferença ao nosso redor. Todos sabem que o consumo de drogas geralmente leva à vida criminosa e que a idade dos usuários cada vez diminui.

Enquanto soubermos de colegas ou conhecidos que são usuários de drogas ou que praticam delitos e nos omitirmos, a tendência é de que as coisas piorem. Com tantas ameaças e a falta da tranquilidade de outrora, os turistas não virão mais, prejudicando fortemente nossa economia.

Infelizmente não há um meio de extinguir a violência do mundo, mas se estivermos dispostos a agir, deixar a indiferença de lado e cobrar ações mais efetivas das autoridades, afinal a juventude sempre fez a diferença com movimentos sociais que marcaram épocas, podemos sim, juntos, lutar por uma rua melhor, um bairro melhor, uma cidade melhor através de pequenos gestos. Parece um pouco utópico, sonhador até, mas o que seria de nós sem os sonhos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui