Médicos participam de capacitação sobre inserção do DIU

Médicos participam de capacitação sobre inserção do DIU
Médicos participam de capacitação sobre inserção do DIU. Fotos: Ascom

Com a perspectiva de ampliar o acesso a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) para as mulheres que recebem atendimento no Sistema Único de Saúde, em Porto Seguro, como um dos métodos contraceptivos mais eficazes para o planejamento sexual reprodutivo, a Rede de Atenção Básica, por meio do Programa Saúde da Mulher, realizou capacitação no dia 10/07 direcionada aos médicos que atuam nas unidades de saúde da família em todo o município.

Médicos participam de capacitação sobre inserção do DIU

“A Secretaria de Saúde está reforçando as ações voltadas à garantia dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres em Porto Seguro. Uma das medidas é a ampliação do número de profissionais capacitados na inserção do DIU, um dos mais eficazes métodos contraceptivos disponíveis gratuitamente pelo SUS. Buscamos com as capacitações periódicas, atualizar os profissionais tornando-os aptos para executar o procedimento, ampliando assim, o número de serviços de referência para inserção do dispositivo, fortalecendo a oferta, bem como o acesso as mulheres”, destaca a diretora do programa de saúde da mulher, Vanesa Trevisol

Sobre a capacitação

O encontro, desenvolvido pela diretora Vanesa Trevisol, supervisionado pela superintendente da atenção básica, Josiany Garcia, foi ministrado pela ginecologista Sônia Vitorelli. A programação abrangeu a qualificação das equipes médicas no sentido de desmistificar mitos e tabus sobre o DIU, reforçando a durabilidade de 10 anos no uso do método, sendo este um dos mais seguros, sem restrições, para as mulheres de todas as idades.

Usado em todas as faixas etárias 

O DIU é um método contraceptivo de longa duração e alta eficácia, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Pode ser utilizado em todas as fases da vida, assim como no pós-parto. O contraceptivo é de fácil inserção e baixo índice de complicações, potencializa o planejamento familiar através do dispositivo intra-uterino. Para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (HIV/Aids, sífilis e hepatites virais), o método mais seguro é o uso de preservativo masculino ou feminino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui