Oscar recebeu alta nesta segunda-feira em Barcelona. Ele tinha rosto deformado desde que sofreu acidente, aos cinco anos.
O Hospital Vall d’Hebron de Barcelona deu alta e apresentou nesta segunda-feira (26), Oscar, o paciente que se submeteu a um transplante total de face.
A operação foi liderada pelo médico espanhol Joan Barret e mobilizou trinta pessoas durante 22 horas em março.
Oscar teve transplantada toda a pele e músculos de rosto, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, os ossos da maçã do rosto e da mandíbula, segundo o hospital. Ainda de acordo com o hospital, foi a primeira cirurgia do gênero a ser realizada no mundo.
Oscar é apresentado pelos médicos nesta segunda-feira (26) em Barcelona. (Foto: AP)Ele tinha o rosto deformado desde os cinco anos depois que sofreu um acidente, e não podia respirar ou falar normalmente. Ele também tinha dificuldade para comer.
Uma equipe multidisciplinar do Hospital Universitário Vall d’Hebron transplantou “toda a pele e músculos dos rosto, pálpebras, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, paladar, ossos dos pômulos e da mandíbula, utilizando técnicas de cirugia plástica e microcirugia reparadora vasculonervosa”, detalhou Barret.
O cirurgião disse que a parte mais difícil foi evitar que o organismo de Oscar rejeitasse o rosto implantado.
Oscar já consegue falar, com dificuldade, há dois meses, e vem seguindo uma dieta baseada em líquidos e cremes.
Durante a entrevista, ele agradeceu aos médicos, aos funcionários do hospital e à sua família.
O paciente deverá seguir controles clínicos e sessões de fisioterapia, logopedia e terapia facial até que recupere totalmente a mobilidade do rosto. A previsão é que faça isso durante os 12 ou 18 meses posteriores à operação.
A irmã do paciente transmitiu da parte de Oscar suas sensações e expectativas, como a alegria de poder caminhar pelas ruas normalmente, sem que as pessoas fiquem olhando para ele o tempo todo, e também sentar-se à mesa e desfrutar disso com amigos e familiares.
Segundo explicou ela, Oscar aceitou seu novo rosto e tanto ele quanto a família reconheceram traços anteriores.
Do ponto de vista psicológico, os profissionais asseguram que Oscar está preparado para voltar para casa.
O hospital recordou que no mundo foram realizados 13 transplantes de rosto: 6 na França, 3 no Estado espanhol, 2 nos Estados Unidos, 1 na China e 1 no Egito, mas insistiu que o de Oscar “é o primeiro transplante total de rosto no mundo”.
O hospital explicou ainda que, uma vez concluída a coletiva de imprensa, nenhum detalhe a mais será divulgado aos meios de comunicação para preservar a intimidade de Oscar.
Fonte: G1, com agências internacionais