Medeiros Neto realiza a VI Conferência Municipal de Saúde

Fotos: Ascom

Finalizou, nesta quinta-feira, a VI Conferência Municipal de Saúde de Medeiros Neto, que aconteceu durante os dias 30 e 31 de agosto.

Convocada pelo CMS – Conselho Municipal de Saúde, juntamente com a Prefeitura de Medeiros Neto e Secretaria Municipal de Saúde, a VI Conferência teve como objetivo de avaliar as ações de saúde e propor metas para os próximos anos da gestão.  O evento aconteceu no auditório do Salão Paroquial São João Paulo II.

Com o tema: “O planejamento de forma participativa das ações, para uma saúde organizada e de qualidade”, o encontro proporcionou aos participantes uma significativa troca de ideias e experiências, que se transformaram em propostas de novas ações, para o fortalecimento da saúde do município.

O Secretário de Saúde, Dr. Alex Serapião, iniciou seu discurso cumprimentando autoridades, a plenária, e ressaltou que a Conferência significa a construção do processo de saúde dos próximos 03 anos dessa gestão e do primeiro ano da gestão que virá. “É nesse momento que contamos com a participação da comunidade, dos trabalhadores da saúde, para montar a estratégia para defendermos a saúde do nosso município, para construirmos, da forma mais adequada, com as sugestões dos usuários, dos nossos coordenadores dos nossos trabalhadores em saúde. Seria interessante que toda comunidade de Medeiros Neto estivesse participando, pois, a ideia de cada um é importante para consolidarmos a saúde de município.

O Secretário ainda falou de conquistas e ações, relacionadas ao Hospital Municipal: “Implementamos e intensificamos as cirurgias eletivas naquele hospital, cirurgias urológicas, cirurgia geral, cirurgia obstétrica e cirurgia vascular, e foram agregados procedimentos que nunca foram realizadas no município, como endoscopia e colonoscopia”, disse.

VEJA DEPOIMENTOS DOS PACIENTES APÓS OS PROCEDIMENTOS

A Prefeita Jadina Paiva Silva, no uso da palavra, disse que, apesar da crise que o país atravessa, a saúde do município é prioridade em seu governo, pois dela dependem as pessoas mais humildes. Fazendo menção de uma fala do assessor do Ministro de Saúde, Messias Boaventura a prefeita ainda parabenizou a equipe:

“A gente sabe que a saúde no País é um caos, mas, no momento, me importa Medeiros Neto. O que eu puder fazer por essa terra, pode ter certeza que eu vou caminhar para buscar melhoras. Quero parabenizar todos os funcionários, pois estive semana passada em Brasília, com o Assessor Especial do Ministro [da Saúde], o senhor Messias, e ele me disse que Medeiros Neto está sendo referência na saúde do Extremo Sul, e para mim é motivo de muito orgulho saber que, não só eu, mas que toda equipe pensa em dar uma saúde digna a esse povo que merece. Sabemos que a pessoa humilde não tem para onde ir, não tem a quem recorrer, a não ser os recursos que temos no Município, por isso, para mim, saúde é em primeiro lugar”, sintetizou a Prefeita.

Sérgio Lacerda, Presidente da Câmara de Vereadores, parabenizou a Prefeita, o Secretário e a equipe, pelo esforço em melhorar a saúde do município.  “Venho acompanhando o desenvolvimento da saúde de Medeiros Neto, o trabalho da Prefeita, junto com Dr. Alex, e posso afirmar que tem melhorado, e bastante. Pena que o país todo está em crise e as verbas não vêm na quantidade da necessidade da nossa população. Essa conferência tem que ser participativa; temos que ter coragem de fazer as críticas para as pessoas que podem mudar para melhor.  Quero parabenizar a Prefeita, o Secretário, todos os funcionários, da faxineira ao médico e todo povo de Medeiros Neto”.

De acordo com Nubia Félix, Coordenadora da Regulação de Saúde, o conjunto das propostas formuladas na Conferência falam tanto da melhoria para os profissionais, quanto para usuários e estruturação dos serviços.  Segundo ela, uma das propostas que chamou atenção foi a da criação de um Grupo de Trabalho (GT) para discutir e estudar casos específicos, averiguando as deficiências e dificuldades dos serviços, para saber se o usuário está conseguindo “caminhar” na rede, se foi bem orientado para chegar onde precisa. Desta forma, o grupo gera uma troca experiências, falhas, acertos e proporciona comunicação entre as Coordenações, facilitando os serviços, tanto para o usuário, quanto para os profissionais.

Durante os dois dias da Conferência, os participantes assistiram a momentos culturais, palestras com o representante do Conselho Estadual de Saúde, Márcio costa de Souza, e participaram de Coffee break’s e almoço.

Além dos trabalhadores da saúde e usuários dos serviços, estiveram presentes no evento a representante da 9ªDIRES, Maria José Costa, a Presidente do conselho municipal de Saúde, Degmar Gonçalves Dias, os vereadores Tairo Sales, Hildo Brito, Deoclecio Lucas, Diran Alves, Dr.ª Arlete e Cida Boiadeiro, a Secretária de Administração, Acácia Ferreti, Secretária de Educação, Maria de Lourdes,  Secretária de Assistência Social, Sandra Iracema, a Agente de Desenvolvimento Econômico, Odisseia Lucas, a diretora do Hospital Municipal, Andréia Botelho, Diretor de Cultura, Maestro Eudes Brito, os representantes da 44ª CIPM, Major Edmar Leão e Capitão Dorgival, O Senhor Davino Oliveira, representante  do Sindicado dos Trabalhadores Rurais, representantes de instituições religiosas e da sociedade organizada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui