“O gesto do juiz é nobre”. Foi assim que o comandante da 44ª Companhia Independente de Polícia Militar de Medeiros Neto (CIPM), major Robson Lopes Calmon, definiu a atitude do juiz titular da comarca de Itanhém, Ricardo Costa e Silva, que fez doação de material esportivo à crianças carentes, que fazem parte de escolinhas de futebol que agregam alunos da periferia da cidade. No total 180 crianças foram beneficiadas.
Todo o material foi adquirido através de parcerias com empresários de Itanhém e Teixeira de Freitas. Esta é a segunda vez que o magistrado faz doações de material esportivo às escolinhas de futebol. Na primeira vez o material foi adquirido através de uma medida adotada, que transformou penas de reclusão por crimes de baixo potencial ofensivo em penas pecuniárias.
A solenidade de entrega do material aconteceu na noite da última terça-feira, 05, na Casa de Cultura, e contou com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito Milton Ferreira Guimarães, do presidente da Câmara de Vereadores, Whindson Moreira Mendes, dos vereadores Audrey Scalzer Correia e Gilberto Ramos, do delegado da Polícia Civil Jorge da Silva Nascimento e do comandante da 44ª CIPM major Robson Lopes Calmon.
Antes da entrega do material, o público presente, inclusive crianças e seus familiares, participou de uma palestra sobre drogas, ministrada pelo juiz que, em pelo menos dois momentos se emocionou. Um desses momentos foi quando o juiz lembrou do pai, que é ex-alcoólatra. “Os pais aqui presentes precisam estar muito atentos a essa questão porque o álcool é a porta de entrada de todas as drogas. Praticamente todos os que usam drogas começaram fumando ou bebendo”, explicou o magistrado.
Durante a palestra o juiz abordou, de diversos ângulos, a questão da droga e defendeu um amplo debate envolvendo a sociedade. Ele apresentou vídeos de profissionais da saúde e do sociólogo e ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, que defendem o envolvimento da sociedade como mecanismo de solucionar a problemática do uso de drogas no país.
Para conscientizar o público sobre como a droga é capaz de destruir as pessoas o juiz apresentou vídeos de pessoas famosas, que tiveram suas carreiras encerradas precocemente em razão do uso de drogas, a exemplo da cantora e compositora britânica Amy Winehouse, e a cantora, atriz e modelo Whitney Houston, que foi a artista mais premiada de todos os tempos nos Estados Unidos.
“O juiz nos deu uma lição de cidadania”, disse o vereador Audrey Scalzer Correia. “O gesto do juiz é nobre e precisa ser seguido por muitos”, completou o major Calmon que, no final do ano passado, desenvolveu o programa “PM Solidária: o Natal é de todos”, quando distribuiu 700 brinquedos para crianças carentes da cidade de Medeiros Neto.
Fonte: Edelvânio Pinheiro/Teixeira News