A Prefeitura de Medeiros Neto comemora o primeiro lugar no indicador de preventivo do câncer de colo do útero. O município alcançou o topo do ranking entre os 13 municípios do Extremo Sul.
O indicador de preventivo do câncer de colo do útero é uma entre poderosas ferramentas para auxiliar na tomada de decisões e no planejamento estratégico na área de saúde. Tudo isso dentro do modelo Previne Brasil, de repasse financeiro do Ministério da Saúde.
Com o resultado, Medeiros Neto se coloca numa posição de alcance eficiente de metas estabelecidas na área. Mais uma vez, fruto do trabalho incansável do prefeito Beto Pinto e da Secretaria Municipal de Saúde, para aprimorar o desempenho assistencial das equipes.
Sobre o Previne Brasil – É o novo modelo de financiamento da Atenção Primária, que traz uma série de novos critérios para que o município garanta o recebimento de recursos federais.
O objetivo deste programa é promover uma grande reestruturação na forma que o Governo Federal distribui recursos para os municípios, tendo impacto direto na forma como são enviados os recursos para os cuidados básicos em saúde, visando alcançar a população brasileira de maneira cada vez mais justa.
Nesse programa, uma das modalidades de repasse financeiro do MS para a APS será o pagamento por desempenho, atrelado à avaliação de alguns indicadores.