A beleza natural e estonteante, com praias de água transparente, é a principal atração de Arraial D’ajuda, distrito de Porto Seguro. Mas o charmoso vilarejo também tem um grande potencial na gastronomia e pode se estabelecer no cenário nacional também como um destino com boas opções nessa área. O projeto Gastronomia D’ajuda, uma realização do Sebrae, da Câmara de Turismo de Arraial D’ajuda e da Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Turismo, tem como objetivo possibilitar o fortalecimento desse tipo de negócio.
A fase inicial foi marcada por um mapeamento feito pelo Sebrae, que levantou informações sobre 143 empreendimentos da cidade. Destes, 78 são restaurantes, 30 barracas de praia, 18 lanchonetes, nove bares e casas de show e oito docerias, cafés e sorveterias. Mais de 50% dos empreendimentos se configuram como microempresas e 15% são microempreendedores individuais. A maioria está no ramo há bastante tempo: são mais de 10 anos de atividade para 30% dos empreendimentos. A quantidade de colaboradores na alta temporada é de 1.710 funcionários, enquanto na baixa o número é de 1.058, ou seja, mesmo nos meses menos movimentados ainda há uma infraestrutura bem montada no setor.
O mapeamento traz ainda a informação de que apenas 21 empresas fazem happy hour, mas 50 têm música ao vivo. Outro quesito aponta que 19 ainda não utilizam ferramentas de marketing digital e 51 não implementaram sistema informatizado de gestão. Desde que abriram as portas, 92 empresas mantiveram o conceito inicial, enquanto 51 fizeram modificações. Quanto ao uso de produtos regionais, é uma realidade para 88 empresas, embora apenas 52 de 143 comprem itens orgânicos.
Esses e outros detalhes sobre o setor resultaram em um plano com ações importantes que devem ser implementadas para que Arraial se consolide no mapa gastronômico brasileiro. Algumas delas são: estruturar roteiros e combos gastronômicos; incentivar inclusão de opção vegana e vegetariana no cardápio; implementar ações para redução e descarte adequado de resíduos; capacitar profissionais, empresários e gestores da gastronomia com Senac Móvel e o Sebrae MEDE Turismo; e reconhecer empresas de gastronomia com base em critérios estabelecidos.
Para o gerente adjunto do Sebrae em Teixeira de Freitas, Enivaldo Piloto, o mapeamento está dentro do papel da instituição em gerar informações que facilitem a promoção de empreendedorismo na região. “Disponibilizamos um consultor durante três meses fazendo entrevistas e mapeando o setor, e fizemos uma oficina apresentando esses resultados aos empresários e parceiros. Esses resultados são importantes para estratégias das instituições, como Prefeitura, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e Secretaria de Agricultura, que tem programa para os orgânicos. Claro, essencial também para o empresário conhecer um pouco mais do potencial que têm”.