Mapeamento do Sebrae apresenta perfil da gastronomia em Arraial d’Ajuda

Mapeamento do Sebrae apresenta perfil da gastronomia em Arraial d'Ajuda
Levantamento feito com 143 empreendimentos aponta capacidade de atendimento de quase 15 mil clientes sentados. Foto Divulgação

A beleza natural e estonteante, com praias de água transparente, é a principal atração de Arraial D’ajuda, distrito de Porto Seguro. Mas o charmoso vilarejo também tem um grande potencial na gastronomia e pode se estabelecer no cenário nacional também como um destino com boas opções nessa área. O projeto Gastronomia D’ajuda, uma realização do Sebrae, da Câmara de Turismo de Arraial D’ajuda e da Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Turismo, tem como objetivo possibilitar o fortalecimento desse tipo de negócio.

A fase inicial foi marcada por um mapeamento feito pelo Sebrae, que levantou informações sobre 143 empreendimentos da cidade. Destes, 78 são restaurantes, 30 barracas de praia, 18 lanchonetes, nove bares e casas de show e oito docerias, cafés e sorveterias. Mais de 50% dos empreendimentos se configuram como microempresas e 15% são microempreendedores individuais. A maioria está no ramo há bastante tempo: são mais de 10 anos de atividade para 30% dos empreendimentos. A quantidade de colaboradores na alta temporada é de 1.710 funcionários, enquanto na baixa o número é de 1.058, ou seja, mesmo nos meses menos movimentados ainda há uma infraestrutura bem montada no setor.

O mapeamento traz ainda a informação de que apenas 21 empresas fazem happy hour, mas 50 têm música ao vivo. Outro quesito aponta que 19 ainda não utilizam ferramentas de marketing digital e 51 não implementaram sistema informatizado de gestão. Desde que abriram as portas, 92 empresas mantiveram o conceito inicial, enquanto 51 fizeram modificações. Quanto ao uso de produtos regionais, é uma realidade para 88 empresas, embora apenas 52 de 143 comprem itens orgânicos.

Esses e outros detalhes sobre o setor resultaram em um plano com ações importantes que devem ser implementadas para que Arraial se consolide no mapa gastronômico brasileiro. Algumas delas são: estruturar roteiros e combos gastronômicos; incentivar inclusão de opção vegana e vegetariana no cardápio; implementar ações para redução e descarte adequado de resíduos; capacitar profissionais, empresários e gestores da gastronomia com Senac Móvel e o Sebrae MEDE Turismo; e reconhecer empresas de gastronomia com base em critérios estabelecidos.

Para o gerente adjunto do Sebrae em Teixeira de Freitas, Enivaldo Piloto, o mapeamento está dentro do papel da instituição em gerar informações que facilitem a promoção de empreendedorismo na região. “Disponibilizamos um consultor durante três meses fazendo entrevistas e mapeando o setor, e fizemos uma oficina apresentando esses resultados aos empresários e parceiros. Esses resultados são importantes para estratégias das instituições, como Prefeitura, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes e Secretaria de Agricultura, que tem programa para os orgânicos. Claro, essencial também para o empresário conhecer um pouco mais do potencial que têm”.

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