MANTENDO-SE ALERTA!

“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam corajosos e fortes.”  (1 Coríntios 16.13)

Estes são conselhos de quem percebe os perigos da vida. De quem compreende que uma tempestade pode chegar e mudar o calma do dia. Estas palavras vem do apóstolo Paulo. Ele não dá esses conselhos por ser alguém pessimista, que está sempre esperando o pior. Ele tinha certezas que o protegiam do pessimismo. Por exemplo: ele confiava que, em meio a qualquer circunstância ou fato da vida, Deus seria capaz de agir para o seu bem; tinha também a certeza de que em Cristo era mais que vencedor e de que nada poderia se colocar entre ele e o amor de Deus, que está em Cristo Jesus. Lemos sobre essas certezas de Paulo em Romanos 8. Creio que o conselho do apóstolo revela um homem atento e experimentado na vida. Ele tinha clareza dos riscos e lutas a que estamos sujeitos. Especialmente para aqueles e aquelas que desejam viver como seguidores de Cristo.

Diante disso, o apóstolo aconselha vigilância. Jesus também aconselhou vigilância aos discípulos, esclarecendo que o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26.41). Uma vigilância necessária devido a um risco que vem de dentro, tanto quanto de fora. Um risco hospedado em nossas paixões, temperamento e anseios. O apóstolo aconselha também firmeza na fé, ou seja, que nos apeguemos à fé especialmente diante de dúvidas e questionamentos que a vida levanta. Firmeza na fé é a resposta para os momentos em que não sentimos firmeza na vida. E diz que devemos ser corajosos e fortes. Creio que a coragem e a força que nos pede relacionam-se também a fé, ressaltando a necessidade de estarmos firmes.

Estes são conselhos preciosos e que merecem nossa atenção. Observá-los nos ajudarão a vencer mais que perder. A nos manter mais de pé que continuamente caindo. Todos somos fracos e temos fraquezas. Todos tropeçamos e, normalmente, nas mesmas “pedras”. Em nossa vida, ciclos se repetem e alguns deles podem estar contribuindo para o mal, e não para o bem, em nossa história. Podemos melhorar se formos mais vigilantes. Enfrentaremos melhor os desafios, se nos mantivermos mais firmes na fé, se mostrarmos mais coragem e mais força. A vida não é um campo de batalha o tempo todo, mas há batalhas a serem enfrentadas. Estamos sujeitos a lutas, tentações e aflições. Seremos tolos se não dermos a devida atenção ao conselho do apóstolo.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui