Árvores de mangue, caranguejos, ostras, tartarugas e garças invadiram, no sábado a noite, as ruas de Porto Seguro: foi o desfile do Bloco do Galo do Pacatá, esse ano com o enredo “Mangue Faz a Diferença”.
A saída do bloco foi uma parceria entre o PAT Ecosmar e a associação Estela Chaves, com a participação do Grupo Teatral “Lágrimas de Palhaço” e do Grupo Jovens JFPC.
As faixas utilizadas lembraram a moradores e turistas que o texto do Novo Código Florestal, aprovado no Senado, coloca em risco os manguezais, ao propor a consolidação de ocupações irregulares ocorridas até 2008 e ao permitir novas ocupações, inclusive da carcinocultura (criação de camarões de espécies exóticas em área de manguezal e apicum).
O desfile faz parte das ações da Campanha Nacional “Mangue Faz a Diferença”, que está acontecendo em doze estados ao longo da costa brasileira, de Alagoas até o Paraná.
Acompanhados pelo som de uma charanga, o cortejo atravessou a cidade de Porto Seguro, saindo do bairro Pacatá, que faz divisa com o manguezal e desfilando até a famosa Passarela, onde centenas de turistas fotografaram e filmaram a passagem do bloco. Ao longo do percurso foram distribuídas fitas do bonfim e adesivos da campanha.
A imprensa local e a Record News marcaram presença no desfile do bloco, que contou com o apoio do Departamento de Transito da Prefeitura de Porto Seguro e de uma viatura da Policia Militar.
Participe você também da campanha nacional “Mangue Faz a Diferença”:
facebook: facebook.com/manguefazadiferenca
twitter: #manguefazadiferenca
manifesto : http://bit.ly/manguefaz
site: www.manguefazadiferenca.org.br
youtube: www.youtube.com/manguefazadiferenca
Fonte: Pat Ecosmar