Mandamentos apenas não bastam!

“Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!”  (Salmos 19.12)

A vida cristã não se define pela prática de atividades religiosas ou mesmo pela adoção de disciplinas que poderíamos chamar de espirituais. Sem dúvida que as atividades religiosas e as disciplinas espirituais são importantes! Mas mesmo praticando-as, ainda assim é possível a alguém estar à margem da vida cristã. Isso porque o Evangelho que Cristo anunciou aponta para um relacionamento de amor com Deus e não para um conjunto de práticas. Deus nos amou e enviou Jesus Cristo para que, por meio dele, sejamos salvos. Salvos de que? De nosso distanciamento de Deus e de suas consequências!

É por essa razão que os mandamentos, embora importantes, não bastam. Observá-los apenas não nos fazem cristãos, pois sem amor a Deus e amor ao próximo, eles seriam apenas um conjunto de regras e princípios como tantos outros. A vida cristã só existe se há relacionamento com Deus! E entenda relacionamento como convivência. A vida cristã é misteriosa pois não sou eu quem a produz, é a proximidade com Deus! Ela gera encantamento e gratidão, o que nos ajuda a não ser interesseiros em nossa fé, esperando obter de Deus as vantagens e benção que ambicionamos. Ajuda a não corromper a oração, tornando-a uma forma de alcançar objetivos. A vida cristã segue uma lógica diferente: não se trata do que eu faço para Deus e do que Ele faz por mim, mas de quem eu sou para Deus e quem Ele é para mim!

Por isso os mandamentos sozinhos não bastam! Sozinhos eles não podem nos amadurecer ou aperfeiçoar! Sozinhos eles não nos ajudarão a ser quem realmente deveríamos: as pessoas que Deus pretendeu que fossemos! É indispensável a voz amorosa do Espírito Santo nos convencendo de nossas maldades e nos ensinando a amar. Por isso o salmista, mesmo enaltecendo os mandamentos, clamou pela ação de Deus em sua vida. Afinal, quem pode ter clareza dos próprios erros? Precisamos de perdão, especialmente para aqueles que habitam os muitos pontos cegos de nossa vida! Os mandamentos são uma benção, mas a vida cristã é fruto de um relacionamento de amor com Deus.

Seja um cristão verdadeiro e não apenas um religioso. Experimente e compartilhe o Evangelho de Jesus!

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui