Major Braga Neto assume comando do Corpo de Bombeiros de Porto Seguro

No dia 22 de julho, foi promovida solenidade de passagem de comando na sede do 6º Grupamento de Bombeiros Militares, a partir das 16 horas.

O coronel Eliseu Estrela foi substituído pelo major José Ribeiro Braga Neto, em cerimônia presidida pelos coronéis Carlos Sebastião Eleutério Filho e Dalton da Silva Barbosa.

Participaram da posse do novo comandante, as autoridades militares e civis: major Ramalho Neto; capitão Mauro, do 8º Batalhão da Polícia Militar; comandante Jorge Cordeiro, da Marinha; major Araújo, Bombeiros; capitão Pablo Deiró, Polícia Ambiental; major Torres, Retran; Inspetor Gonzaga, da Polícia Rodoviária Federal; coronel Alfredo Nascimento, do 8º BPM; Moacir Andrade, cônsul honorário de Portugal; representante do prefeito Municipal Gilberto Abade, o secretário de administração Lauro Setúbal, secretários municipais de Governo e Comunicação, Obras e Planejamento, Turismo e Planejamento; José Matias, da Loja Maçônica Obreiros do 3º Milênio e Pedro Cardoso, da Veracel Celulose.

Durante a cerimônia de transmissão do cargo, foi lido o decreto de exoneração do coronel Estrela, assinado pelo governador Jaques Wagner. O comandante substituído assumirá o 4º Grupamento de Bombeiros Militares, em Itabuna.

Em seu discurso, o coronel Estrela afirmou que durante o seu comando em Porto Seguro valorizou a capacidade de cada integrante da corporação, buscando a ação individual e coletiva do grupo, descobrindo lideranças e usando essas influências em prol da sociedade. “Com isso, procuramos ratificar o conceito que o país tem dos bombeiros, de ser a instituição mais respeitada pelos brasileiros. Isso é fruto de um trabalho profícuo”, salientando que o sinistro não avisa quando irá acontecer e que é preciso se investir mais em equipamentos e homens. “Tenho a consciência tranquila, de que, com a ajuda de todos, honrei e ofereci o melhor de mim para esta organização. Ao meu sucessor desejo êxito”, declarou.

O tenente Josias Guimarães leu mensagem de elogio ao antigo comandante: “Executou com fidelidade as diretrizes e normas dos escalões superiores em suas áreas de responsabilidade. A mudança de comando faz parte da rotina militar. O coronel Estrela deu agilidade nos procedimentos burocráticos, possibilitou um melhor relacionamento dos bombeiros com os cidadãos, com maior acesso a informações e respeito ao próximo”, explanou.

Também foi lido o currículo do major José Ribeiro Braga Neto. “Aspirante a oficial em 1985, tendo ingressado no Corpo de Bombeiros em 1983; bacharel em segurança pública, com curso de gestão estratégica em segurança pública; pós-graduado em análise de sistemas pela Fundação Visconde de Cairú; curso de infantaria pelo Batalhão de Caçadores do Exército; treinamento em defesa civil; curso de administração de conflitos pelo Senasp; atuação no Batalhão de Polícia de Choque de Salvador e no Esquadrão de Motocicletas; chefe de instrução e planejamento e subcomandante do Batalhão de Feira de Santana. Medalha de bronze (10 anos de serviços prestados) e de prata (25 anos) e de Amigo da Marinha.

 
Fonte: Pedro Ivo Rodrigues / Ascom da Prefeitura de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui