A Prefeitura de Porto Seguro encaminhou, nos dias 07 e 08 de agosto, 400 pacientes para o município de Ilhéus, para realização de cirurgias de catarata, com todo o suporte tanto para os pacientes como para os acompanhantes – incluindo alimentação e transporte para o deslocamento – e ainda disponibiliza um profissional de saúde para acompanhar os pacientes durante todo o processo.
“O nosso objetivo é zerar a demanda reprimida e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que poderão viver de forma mais segura com a recuperação da visão. Este é o resultado do empenho dos profissionais, desde a inserção dos pedidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio das equipes de Estratégias de Saúde da Família (ESF), formadas por enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, recepcionista e agentes comunitários de saúde (ACS)”, destaca Paulinho Toa Toa, vice-prefeito e secretário de saúde.
“Essa ação permite acelerar e dar vazão às cirurgias eletivas. Para os pacientes que possuem solicitação oftalmológica, oriento que procurem a unidade de saúde mais próxima de suas residências, para facilitarmos a logística de atendimento”, enfatiza a superintendente da Regulação, Controle e Avaliação, Shirley Rocha.