Mais de 800 candidaturas são contestadas pelo MP Eleitoral

Mais de 800 candidaturas são contestadas pelo MP Eleitoral
Mais de 800 candidaturas são contestadas pelo MP Eleitoral. Foto Bahia.ba

Um Balanço divulgado nesta terça-feira (30) indica que o Ministério Público Eleitoral (MPE) questionou cerca de 800 registros de candidaturas de postulantes a vagas para presidente, governador, senador e deputados federal, estadual e distrital em todo o país.

O MPE afirma que as contestações ocorrem por diversos motivos. Entre eles, estão suspensão dos direitos políticos; condenações criminais, por improbidade administrativa e por abuso de poder político e econômico; e demissão do serviço público em decorrência de processo administrativo.

O estado de São Paulo lidera o ranking com 255 impugnações apresentadas contra candidaturas. A maioria dos casos ocorreu pela ausência de documentos necessários para o registro.

As unidades da Federação que computaram o maior número de questionamentos de registro foram Paraíba, com 56 contestações, Mato Grosso (55), Rio Grande do Norte (50) e o Distrito Federal (43).

Entre os candidatos à Presidência da República, o MP Eleitoral contestou o registro do ex-deputado federal Roberto Jefferson, do PTB. No pedido de impugnação, o Ministério Público declara que o político está inelegível até 2023, pois foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Fonte: Bahia.ba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui