“Inovação e comunicação em Neuromarketing” é o tema do Circuito Empresarial promovido pelo Sebrae em todo o Extremo Sul. E na noite de quinta-feira, 7 de junho, foi a vez de Teixeira de Freitas receber o seminário, que ocorreu no Cenarium Eventos, e foi o penúltimo do ciclo de eventos que já ocorreu em Posto da Mata/Nova Viçosa, em Eunápolis e Porto Seguro. Em Teixeira, foram 750 inscritos para a palestra. O último dia será nesta sexta, 8 de junho, em Itamaraju.
Estudantes, entusiastas do tema, empresários, secretários municipais, a presidente da CDL, Maria d’Ajuda Baldrae, o gerente do Sicoob Extremo Sul Petrônio Cezar dos Santos, que confirmaram a parceria entre cidade, entidade, cooperativa e comerciantes, dando apoio e suporte empresarial, convidados lotaram o Cenarium para ver o Circuito orquestrado pela gerente adjunta de Marketing e Comunicação do Sebrae, Alice Vargas, e pelo especialista em neuromarketing, Fernando Kimura.
O gerente regional do Sebrae, Alex Brito, comentou o sucesso que foi o circuito até então, desde o dia 4 de junho, quando começou, em Posto da Mata, município de Nova Viçosa, até o evento de Teixeira, “também com casa cheia, vejo o Sicoob, CDL, ACE, Sindicato do Comércio e outros parceiros”. Alex afirmou que está feliz com a receptividade que o Extremo Sul dá para as ações do Sebrae, e ações como o Circuito são os momentos “em que temos oportunidade de colocar nossa missão em prática, atender a micro e pequena empresa”.
Maria d’Ajuda Baldrae, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teixeira de Freitas, comentou que gostou das palestras e achou as temáticas relevantes, “um banquete de conhecimento”.
A palestrante Alice Vargas, a gerente adjunta de Marketing e Comunicação do Sebrae, elogiou o público “receptivo e atencioso” do Extremo Sul. Ela falou sobre estratégias em redes sociais e a importância de entender as necessidades do cliente. Alice aconselha a quem deseja entrar nas redes sociais: “para se entrar bem, com firmeza e conquistar o seu cliente, é preciso olhar pro seu negócio, veja qual necessidade ele tem na mídia digital e comece a buscar parceiros, busque alguém que te ajude a planejar, que possa te assessorar”, e dá duas importantes dicas: “Cuidado com revisão dos textos; separe perfil pessoal do perfil empresarial”.
Pela primeira vez em Teixeira de Freitas, Fernando Kimura falou sobre neuromarketing, o conhecido marketing das emoções. Em sua abordagem, ele tratou sobre as memórias e como usar isso em favor do comércio, fazer o cliente guardar uma marca, um produto, lembrar uma loja. “Todos nós guardamos memórias, nomes e marcas, e optamos em comprar o conhecido, aquele produto que acreditamos ser bom, porque ouvimos e guardamos essa informação”, explicou.
A inscrição para o evento foram 2 kg de alimentos não perecíveis e tudo foi recolhido através do Distrito 4550 da equipe do Rotary Club de Teixeira de Freitas.