Mais de 450 estudantes do ensino médio do interior iniciam curso semipresencial da Educação Profissional

Mais de 450 estudantes do ensino médio do interior iniciam curso semipresencial da Educação Profissional
A versão EaD do MedioTec, um programa Federal executado em parceria com os Estados, tem duração de mil a 1,2 mil horas. Foto Ascom

Foi iniciado no último sábado (25) o curso do programa MedioTec EAD para mais de 450 estudantes do ensino médio de seis unidades escolares da Rede Estadual. A aula inaugural foi promovida no campus de Santo Antônio de Jesus do Instituto Federal da Bahia (IFBA).  Os cursos da área de Tecnologia da Informação, na modalidade concomitante, estão sendo oferecidos na forma semipresencial nas escolas. A aula contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que esteve acompanhado pelo superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, e pelo gestor da Coordenação dos Núcleos Territoriais de Educação, José Barreto Bitencourt, e reuniu todos os alunos matriculados, professores, diretores das escolas, secretários municipais de educação, além do prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro.

O secretário Pinheiro destacou que esta parceria com o IFBA aumenta a capilaridade da oferta de cursos da Educação Profissional na Bahia. “O desafio para nossa rede é que até o final de 2018 todos os municípios do estado tenham pelo menos um curso da Educação Profissional, e queremos ainda ofertar cursos de música, teatro, cinema, audiovisual, design gráfico, dentre outros e já estamos nos articulando com as universidades federais e estaduais novas parcerias neste sentido”, destacou.

Pinheiro chamou a atenção para o fato de estes cursos serem componentes para que cada estudante possa encontrar, inclusive, sua vocação profissional. “Este é um dia dos mais importantes, porque estamos mostrando que é possível ampliar a oferta, a partir, justamente, de parcerias exitosas como esta e teremos muito mais pela frente. A obrigação da Secretaria é criar as condições para que os estudantes continuem se desenvolvendo e extraindo da educação um caminho para a vida”.

“Com esta parceria entre o IFBA e a Secretaria da Educação, conseguimos levar esta modalidade de cursos para 25 cidades do interior da Bahia. São quase três mil estudantes da rede estadual fazendo o subsequente e que acontecerão grande parte dessas aulas em escolas estaduais, a partir de salas equipadas com computadores conectados a banda larga. Isso faz com que a educação pública da Bahia cresça mais em qualidade, dando o retorno para a formação desses jovens”, destacou o reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho.

A estudante Shirley Silva Cruz, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida, em Conceição do Almeida, disse que vai se dedicar para aproveitar a oportunidade. “Eu acho muito bom participar desta iniciativa. Pode aprimorar mais nosso conhecimento e dar novas oportunidades para a gente. Espero que seja bem caprichado mesmo. A gente tem que dar o melhor porque uma oportunidade dessa a gente não pode deixar passar”, afirmou.

O que atraiu a atenção de Fernanda dos Santos Santana, estudante do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Doutor José Marcelino de Souza, em Nazaré, foi a área de Tecnologia da Informação. “É muito boa poder cursar o Ensino Médio e ter a oportunidade de cursar o Mediotec. Hoje em dia a tecnologia está bem presente na vida, disse. Sua colega, Brena de Jesus Nascimento, 16 anos, tem a mesma opinião: “Eu acho que é uma grande oportunidade que vai trazer benefícios para minha vida. Poder fazer o Ensino Médio com este direcionamento pode abrir portas e eu penso muito por este lado”, disse.

A versão EaD do MedioTec, um programa Federal executado em parceria com os Estados, tem duração de mil a 1,2 mil horas, sendo 20% delas presenciais ministradas em unidades da rede estadual. Os cursos em questão ofertados pelo IFBA são: Técnico em Informática, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Informática para Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui