Com o objetivo de simplificar o processo eleitoral e proporcionar maior comodidade aos eleitores, a Justiça Eleitoral disponibiliza o aplicativo e-Título, que oferece uma variedade de serviços, desde a consulta do local de votação até emissão de certidões eleitorais e verificação da situação eleitoral.
Na Bahia, até 21 de março, mais de 2,6 milhões de eleitores já baixaram o aplicativo e-Título. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O e-Título foi lançado pela Justiça Eleitoral em 2017 e, desde então, o aplicativo tem recebido atualizações contínuas para oferecer mais serviços não presenciais aos eleitores.
O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após o download, os eleitores só precisam inserir seus dados e aproveitar tudo o que o app oferece.
Confira algumas das funcionalidades oferecidas pelo e-Título:
- Local de votação: Na tela inicial, é possível localizar sua zona e seção eleitoral no mapa, além de traçar automaticamente a rota até o local de votação.
- Certidões: Através da opção “Mais opções”, é possível emitir diversas certidões eleitorais, como Quitação Eleitoral, Nada Consta Criminal Eleitoral e Declaração de Trabalho Eleitoral.
- Biometria: O aplicativo mostra se o usuário tem a biometria coletada, o que permite uma rápida identificação da pessoa no dia da votação.
- Segunda via do título: Os usuários podem gerar um arquivo PDF pronto para impressão caso prefiram ter o documento eleitoral no formato físico.
- Débitos eleitorais: É possível consultar e emitir guias de pagamento para débitos eleitorais, que podem ser pagos com cartão de crédito ou via PIX.
- Mesário voluntário: Através do app, inscreva-se para ser mesário voluntário nas Eleições Municipais de 2024.