Mais de 145 mil eleitores baianos já justificaram ausência pelo e-Título

Justificativa deve ser entregue em até 60 dias após cada turno da votação

O eleitor que esteja fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito deve justificar sua ausência em até 60 dias após cada turno. Imagem: Divulgação/TRE-BA

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na Bahia, até a manhã desta segunda-feira (23), 145.422 eleitores haviam justificado ausência no primeiro turno das Eleições Municipais 2020, através do e-Título, representando 1,33% dos cidadãos aptos a votar no estado.

Com 10.893.320 eleitores, a Bahia fica atrás apenas do Rio de Janeiro (206.132), Minas Gerais (215.392) e São Paulo (644.851) em número de justificativas enviadas pelo aplicativo, até o momento.

Aqueles que não puderam comparecer à seção eleitoral no primeiro turno, no último dia 15 de novembro, e também não conseguiram justificar a ausência, poderão votar normalmente no segundo turno, que acontece no próximo domingo (29), em Feira de Santana e Vitória da Conquista.

O eleitor que esteja fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito deve justificar sua ausência em até 60 dias após cada turno da votação, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título ou, excepcionalmente, do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser obtido gratuitamente na página do TSE, nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral (cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento ao eleitor) e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa autorizados.

O e-Título pode ser baixado no “Google Play” e “App Store”. Além da via digital do título de eleitor e da apresentação de justificativa eleitoral, o aplicativo ainda permite a emissão de certidão de quitação eleitoral e de certidão de crimes eleitorais, a consulta e emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento de multas por ausências injustificadas às urnas ou aos trabalhos eleitorais, a consulta ao local de votação e a inscrição como mesário voluntário.

Para saber o endereço dos cartórios eleitorais, acesse a página do TRE Bahia ou do TSE.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui