Grande infraestrutura e logística foi montada para garantir a oportunidade dos alcobacenses serem atendidos em consultas oftalmológicas, através do sistema público de saúde do município de Alcobaça.
A Coordenadora da Atenção Básica, Ravena Dantas, falou como foi organizada mais essa ação de promoção de acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Primeiro realizamos a triagem das pessoas com histórico de problemas na visão, depois todos eles foram reunidos para serem submetidos aos exames gratuitos”, destacou.
O total de pessoas atendidas nos exames gratuitos foi de 1200 e cada uma delas já levou para casa o diagnóstico e o receituário. Os casos mais graves, diagnosticados com glaucoma ou catarata, serão encaminhados para os atendimentos dessas especialidades.
A ação resultou da parceria entre a Prefeitura de Alcobaça, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e o Projeto Visão Sem Fronteiras.
Para o prefeito de Alcobaça, Léo Brito, “os mutirões de saúde ajudam na logística e na oportunidade das pessoas terem acesso à exames e procedimentos, num tempo muito menor, com os serviços realizados por profissionais especialistas. A soma disso tudo é a melhoria dos atendimentos e da satisfação de todos”, destacou.