Maio Amarelo: no trânsito, sua responsabilidade salva vidas

Maio Amarelo: no trânsito, sua responsabilidade salva vidas
Trânsito em Teixeira. Foto: Arquivo
Cordialidade, respeito, solidariedade e senso de responsabilidade são os exercícios que auxiliam na transformação do comportamento das pessoas no trânsito. Para a transformação, a conscientização é o primeiro exercício a ser feito. Com a intenção de humanizar e reduzir o número de vítimas por acidentes de trânsito, o mês de maio é instrumento para o movimento conhecido como “Maio Amarelo”. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Sobre o Maio Amarelo:

A Organização das Nações Unidas (ONU), em 11 de maio de 2011, decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, para que os países realizassem ações focadas na segurança no trânsito. O Maio Amarelo sendo um movimento internacional, teve sua primeira ação no Brasil em 2014, coordenada pelo poder público e a sociedade civil, com foco no envolvimento direto da população em discussões sobre segurança viária, trazendo uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade.

A ONU intitulou os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito. A campanha deste ano coloca em pauta o tema “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”. O intuito desta ação é influenciar a sociedade ao uso das passarelas e faixas de pedestres, e o alerta aos condutores sobre os cuidados e a responsabilidade com os demais que utilizam as vias, de modo a reduzir acidentes causados por pequenos descuidos.

O Movimento:

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) é um dos agentes que promovem ações de conscientização do movimento no âmbito do governo federal. É de máxima importância para a sociedade como um todo se envolver e se mobilizar quanto às ações, envolvendo os mais diversos segmentos como: órgãos do governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil, fugindo do senso comum, e efetivamente discutir o tema, engajando-se nestas ações de conscientização, perpetuando o conhecimento.

Devemos valorizar a vida, conscientizar as pessoas e lutar por um trânsito mais seguro para todos. E para que possamos conseguir a preservação da vida e um trânsito mais gentil, convidamos a toda população Teixeirense a participar deste movimento e fazer escolhas mais seguras e responsáveis não só no mês de maio, mas sim, ao longo dos anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui