“A juventude ganhou espaço na OAB Bahia e vai ganhar muito mais”, afirma o presidente da Seccional baiana e candidato à reeleição Luiz Viana. Defensor ferrenho do fim da cláusula de barreira que impede a participação de jovens no Conselho Pleno, Viana lembra que um passo importante para aumentar a participação da jovem advocacia baiana na Ordem foi a criação do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados em sua gestão.
“A voz dos jovens advogados passou a ser ouvida e as demandas atendidas”, assinala Luiz Viana. Segundo ele, foi com base nas propostas apresentadas pelo Conselho Consultivo que foi criado o desconto progressivo na anuidade dos jovens advogados, ampliada a oferta de cursos pela ESA, revisada a Tabela de Honorários e instituído o valor referência de R$ 3,5 mil como remuneração mínima.
“Agora vamos intensificar a luta pela instituição do Piso Salarial, sensibilizando o governo estadual e a Assembleia Legislativa para a aprovação da lei que tornará o piso uma realidade”, assinala Viana. Além disso, ele anuncia que vai desenvolver o Plano de Valorização do Advogado Associado.
“Vamos criar uma comissão específica com o propósito de promover esclarecimento sobre os direitos e responsabilidades do advogado associado, diferenciando-o do empregado e dos sócios de serviços das sociedades”, explica Luiz Viana, lembrando que a dificuldade de colocação do jovem advogado no mercado de trabalho é um problema que precisa ser combatido também.
“Por isso, vamos criar um banco de currículos e vagas em escritórios de forma a facilitar a vida de quem está em busca de uma oportunidade de trabalho e de que em está à procura de um jovem talento”, diz o candidato à reeleição à presidência da OAB-BA, que propõe ainda a maior interação dos estudantes de direito com a Ordem.
“Queremos abrir as portas da Ordem aos estudantes de direito e intensificar a emissão de carteiras de estudantes pela OAB. Para tanto, pretendemos criar a Comissão do Estagiário Estudante de Direito, que vai promover maior participação do estagiário e mais interações com comissões, como as de Ensino Jurídico e Exame da Ordem”, anuncia Luiz Viana.
Ascom da OAB