Depois de um dia recheado com uma extensa programação, que se iniciou ás 5h com alvorada e ainda contou com procissão, missa campal, procissão fluvial, folguedos e uma mariscada gigante servida à população, o primeiro dia da Festa dos Pescadores, em Cabrália, ainda teve uma programação noturna que movimentou a cidade, com quadrilhas juninas, além de shows com bandas reconhecidas nacionalmente e bandas locais.
O trio de forró Xote Swingado abriu a noite com o tradicional forró pé de serra e com apresentação da quadrilha de Santo André com mais de 40 integrantes. Apresentações culturais com Samba de Roda de Santo André e Bicharada de Santo Antônio, deram o tom do que seria a noite.
O ponto alto da noite ficou por conta de Luiz Caldas, ícone do Axé nas décadas de 80 e 90, que realizou seu novo show, dedicado a Luiz Gonzaga, tocando alguns dos maiores clássicos do forró, surpreendendo o público, “Eu conheço o Luiz Caldas do axé. Já dancei muito ouvindo suas músicas, mas não fazia ideia de que é tão bom cantando forró. É impossível ficar parada enquanto ele canta. Vou dançar até não aguentar mais”, disse Laura Ribeiro, turista de Londrina, no Paraná.
Na segunda parte do show, Luiz Caldas tocou algumas de suas canções mais famosas, como Tieta e Fricote, fazendo o público cantar junto e arrancando aplausos da multidão.
Quem fechou a noite foi a banda 100 Parêa, que tocou o forró tradicional e ainda trouxe o sertanejo e a vaquejada. Imprimindo um estilo próprio e empolgante, a banda sacudiu o público, que dançou até às 4h da manhã. “Sou nativa de Cabrália e cresci vindo ao porto para participar da Festa dos Pescadores, mas nunca tinha visto a festa tão linda e bem organizada como a deste ano. A gente sentia falta do apelo cultural da festa, que vinha se perdendo a cada ano, mas sentimos falta também da animação e das boas atrações. Desta vez, a prefeitura conseguiu reunir tudo isso numa festa só. Adorei a primeira noite e amanhã não perco isso aqui por nada”, disse Camila Alcântara, 29 anos.
Para o prefeito Agnelo Santos, a idéia da festa é resgatar a autoestima da população. “Quando idealizamos este evento, pensamos em fazer algo diferente: pedi à Secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que realizasse a melhor Festa dos Pescadores que Cabrália já viu, mas que não deixasse de lado o resgate da tradição e da cultura do nosso povo. Depois de tudo o que vi hoje, não tenho dúvidas que acertamos em cheio”, finalizou o prefeito.
A festa prossegue neste sábado, com programação diurna a partir das 15h na praça da âncora, além de shows com Fifó Aceso, Norberto Curvelo e bandas regionais, a partir das 21 horas.
O São Pedro de Cabrália é realizado pela prefeitura de Santa Cruz Cabrália, com patrocínio do Governo da Bahia, Bahiatursa, Governo Federal e Ministério do Turismo, além do apoio das entidades pesqueiras do município.