“E chamou Abraão o nome daquele lugar, o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.” (Gênesis 22.14)
Creio que você conheça a história de Abraão. O episódio da oferta de Isaque é bastante famoso e um clímax, entre outros, da história do patriarca. Abraão experimentou a provisão de Deus poupando-o de entregar seu próprio filho. A história é cheia de tensão e fé. Narra um desfio dramático que se conclui com a manifestação sobrenatural de Deus e o monte acaba rebatizado por Abraão.
Os lugares são importantes para a vida. Eles registram lembranças. Podem ser lembranças amargas, memórias difíceis. E podem ser lembranças doces e memórias celebrativas. Lembro-me, por exemplo, de, após quase vinte anos, revisitar os espaços de culto onde cresci. Em minha memória vi o banco do templo em que costumava me sentar e fui revisitado por sentimentos que me levaram de volta no tempo. De alguma forma, minha vida estava naquele lugar e minha fé tinha raízes em experiências vividas ali.
Onde você costuma orar ou ler a Bíblia? Quando você precisa de recolhimento e sente anseio por algo ou está em luta, há um lugar especial que você busca? Considere ter um lugar especial para suas buscas por Deus. Relacione boas memórias a lugares e revisite-os como forma de fortalecer sua esperança e a sua fé. Será que há algum lugar que possa receber de você um outro nome, devido ao que Deus fez ou esteja fazendo em sua vida?
Não temos muito esse hábito. Mas ele pode ser importante e muito positivo para nossa saúde emocional e a perspectiva de fé. Nosso Deus está em todo lugar, mas há momentos e lugares em que, de forma especial, Ele manifesta-se a nós. Façamos desse lugar um memorial da nossa fé. Não é preciso que se relacione a algo extraordinário, sobrenatural. É preciso apenas que seja um sinal da manifestação de Deus a você. Que tenha significado para você.
Ainda que ninguém compreenda ou julgue importante, será o seu memorial de fé. O lugar onde Deus se fez presente em sua história num momento singular. Que haja em sua vida muitos lugares assim. Ou que haja apenas um, mas que ele contenha muitas lembranças do amor, da graça e da misericórdia de Deus.