Na segunda-feira, 05 de junho, Lívia Bittencourt assumiu a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Porto Seguro, sucedendo ao secretário interino Cláudio Soares, que comandava a pasta em substituição ao pastor João Portela.
Com a entrada de Lívia Bittencourt no governo Jânio Natal, fica claro para todos o bom relacionamento entre o prefeito Jânio e o governador Jerônimo Rodrigues, porque Lívia é uma importante liderança do PT no município.
Muito disputado, o evento da nomeação foi prestigiado por mais de 500 pessoas, incluindo todos os secretários do município e todos os vereadores da base governista, além do presidente estadual do Partido AVANTE, Ronaldo Carletto, que também esteve presente.
Lívia Bittencourt esclareceu a todos que, antes de aceitar o convite, fez questão de consultar o governador Jerônimo Rodrigues. De pronto, o governador sinalizou positivamente para que aceitasse o convite, não havendo, da parte dele, qualquer objeção.
O prefeito Jânio Natal
Ao ser questionado, pelo fato Lívia ser uma liderança do PT, ressaltou que a competência de Lívia, o dinamismo e a vontade de servir à população, estão acima da ideologia de partidos políticos. Jânio lembrou que o PT compôs a chapa de vice-prefeito com ele, nas eleições de 2012.
“Estou nomeando Lívia, com o pensamento voltado para o bem da população. Tenho certeza de que ela realizará um excelente trabalho. Além de tudo, terá o total apoio do ex-secretário Cláudio, que tinha um desempenho muito bom na pasta e continuará ajudando na Secretaria, na função de subsecretário”, declarou o prefeito.
QUEM É LÍVIA BITTENCOURT?
Evangélica, filha do ex-vereador e ex-secretário de Agricultura de Porto Seguro, Aliomar Bittencourt, sempre esteve engajada na política e no social do município.
Em 2012 foi a única vereadora na Câmara de Porto Seguro, onde atuou incansavelmente em defesa da mulher, com inúmeros projetos relevantes para a cidade e a causa feminina. Dentre estes projetos, Lívia indicou o serviço de quimioterapia para a cidade.
Em julho de 2014, foi convocada a assumir, pela primeira vez, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, realizando um trabalho de grande destaque, que trouxe à Secretaria 2 prêmios nacionais, além de criar projetos inovadores, como o Casamento Coletivo, Casa do Trabalhador, Bloco Disque 100, entre outros.
Em 2016, foi reeleita vereadora; mas recebeu novo convite para assumir a Secretaria e continuar os projetos que iniciou com êxito.
Em 2020, foi candidata a prefeita pelo PT. Mas, a uma semana da eleição, foi orientada pelo partido a abrir mão da campanha.
Em março de 2021, foi designada pelo secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, para ser a porta-voz das ações do governo baiano na Assistência Social, em toda a região Extremo Sul.
Agora, mais uma vez, é convocada a assumir a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social de Porto Seguro, onde, certamente, realizará um brilhante trabalho!