Embora as negociações para a implantação da linha Milão-Porto Seguro-Salvador – inaugurada esta semana, com 100% de ocupação – tenham sido iniciadas anteriormente, foi decisiva para sua conclusão a missão à Itália chefiada pelo governador Jaques Wagner, em maio deste ano. A afirmação é do secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), Fernando Schmidt.
Ele diz que durante o seminário ‘Um olhar sobre o Estado da Bahia’, realizado durante visita a Milão, o governador apresentou para 150 empresários italianos os vários produtos e oportunidades de investimentos oferecidos pela Bahia. Também falou para representantes das mais importantes empresas italianas sobre as oportunidades nas áreas de turismo, petróleo e petroquímica, setor automotivo, energias renováveis, mineração, e agroindústria.
Na ocasião, o Governo da Bahia e o Promos Milano (entidade local de fomento aos negócios) assinaram um memorando de entendimento para a criação de um programa conjunto de atração de investimentos e intercâmbio cultural e turístico. Segundo Schmidt, representantes da Margraf, fábrica localizada em Chiampo, também visitada pelo governador, estiveram na Bahia para estudar a instalação de uma unidade da empresa.
Ainda este mês, informa o secretário, executivos de três empresas que estiveram no seminário em Milão fizeram contato com a Serinter para obter detalhes sobre as possibilidades de investimento. Para o segundo semestre deste ano está acertada a vinda de uma delegação da Lombardia para prospecção de investimentos na Bahia, em prosseguimento às discussões iniciadas na Itália.
Fonte: Ascom